quarta-feira, 16 de junho de 2010

Paciente "ressuscita" em necrotério de hospital

Uma sindicância deverá investigar o que ocorreu nesta quarta-feira (16) no maior hospital público de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE). Uma paciente foi dada como morta, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), mas apareceu viva no necrotério do mesmo hospital duas horas depois dos exames que constataram sua morte.


Segundo a gerência do hospital, que se pronunciou através de nota, a paciente Divacir Cordeiro dos Santos, 60 anos, deu entrada no HGE com um quadro clínico de dispnéia (falta de ar), além de sinais de AVC, no final da tarde desta terça-feira.


"Trata-se de paciente diabética e hipertensa que evoluiu com rebaixamento de nível de consciência e foi submetida a procedimento de ventilação artificial. Na sua evolução, apresentou sinais clínicos de morte (sem pressão, batimentos e respiração). A equipe de plantão tentou manobras de ressuscitação, mas não obteve êxito", disse a gerência, em nota.


Considerada "morta", a paciente foi encaminhada, na madrugada desta quarta, ao necrotério do HGE. Horas depois, ela "estava com movimentos, inicialmente com espasmos pós-morte, mas chamou a atenção a frequência elevada por volta das 5h30". Depois dos exames, constatou-se que ela estava viva.


Divacir voltou a ser internada na ala vermelha do HGE, para pacientes em estado gravíssimo. Ela está entubada, sedada e inconsciente. Familiares não foram encontrados para falar do caso, mas, segundo a direção, eles chegaram a ser informados da morte da paciente e, horas depois, receberam nova ligação telefônica, informando o atual quadro clínico de Divacir.

Copa do Mundo é alvo da direita dos EUA

A Copa do Mundo é a mais nova vítima da raivosa extrema direita dos Estados Unidos. Vários comentaristas americanos estão atacando a popularização do esporte nos EUA, dizendo que se trata de uma modalidade esportiva "de pobre", coisa de sul-americano, resultado da crescente influência dos hispânicos no país e ligado às "políticas socialistas" do presidente Barack Obama.

Glenn Beck, o mais famoso comentarista conservador da Fox News, compara o futebol às políticas de Obama. "Não importa quantas celebridades o apoiam, quantos bares abrem mais cedo, quantos comerciais de cerveja eles veiculam, nós não queremos a Copa do Mundo, nós não gostamos da Copa do Mundo, não gostamos do futebol e não queremos ter nada a ver com isso", esbravejou Beck na TV. Segundo ele, o futebol é como o governo atual: "O restante do mundo gosta das políticas de Obama, mas nós não."

Com o bom desempenho do time americano no jogo contra a Inglaterra no sábado, os tradicionais fãs de beisebol e futebol americano estão mais entusiasmados com a Copa do Mundo. Mas isso é resultado de uma "conspiração da esquerda", dizem os conservadores. "Futebol é um jogo de pobre", afirma o analista conservador Dan Gainor, do Media Research Center.

"A esquerda está impondo o ensino de futebol nas escolas americanas, porque a América está se "amarronzando"", afirmou, em referência ao aumento do número de hispânicos no país. Para Matthew Philbin, do centro de pesquisas de direita Culture and Media Institute, "a mídia liberal sempre se sentiu desconfortável com o fato de sermos únicos entre as nações, sermos líderes; e os esquerdistas são contra nossa rejeição ao futebol, da mesma maneira que são contra nossa rejeição ao socialismo". O radialista Mark Belling foi além, "eles nos estão enfiando futebol goela abaixo", disse Belling no programa de rádio de Rush Limbaugh, ouvido por 20 milhões de americanos.

Para eles, o futebol é um esporte estrangeiro, que não pertence à cultura tradicional dos EUA. O fato é que o futebol conquistou tantos adeptos no país nos últimos dez anos que atualmente rivaliza com beisebol e basquete.

Hoje em dia, mais crianças abaixo dos 12 anos jogam futebol do que beisebol, basquete e futebol americano juntos. Segundo a Fifa, os EUA têm 18 milhões de jogadores registrados. Muitos imigrantes hispânicos trouxeram a tradição de seus países e ajudaram a popularizar o esporte nos EUA.

Mas o futebol nem de longe restringe-se aos hispânicos. Já existe até uma faixa demográfica apelidada de "mães do futebol": mulheres brancas de classe média, que vivem no subúrbio e passam boa parte do tempo em suas minivans, buscando seus filhos nos treinos de futebol.

REPORTAGEM PUBLICADA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Delegacia fecha para jogo do Brasil e é invadida

Três adolescentes invadiram, por volta das 17 horas de terça (15), o 4º Distrito Policial de Itu, no interior paulista, após arrombarem uma das janelas. A delegacia, localizada na Rua Osasco com a Avenida da Paz Universal, no bairro de Cidade Nova, deveria estar aberta, mas, em razão do jogo da seleção brasileira, os policiais resolveram fechá-la para assistir à partida em outro local.

Aproveitando a pouca movimentação nas ruas da cidade, os jovens, menores, estouraram a janela, entraram e separaram armas apreendidas pela polícia, cartuchos de vários calibres e um colete à prova de balas. Eles foram flagrados por PMs da 5ª Companhia do 50º Batalhão do Interior (BPM/I), que foram à delegacia registrar um caso de furto. O material furtado foi recuperado.

Carro é alvejado por sete tiros

A Polícia Civil de Campo Mourão recebeu uma queixa na noite desta terça-feira de que um veículo foi atingido por vários tiros.

O proprietário contou que deixou o carro estacionado na rua Santa Catarina no centro, e que alguém fez sete disparos.

A polícia constatou as perfurações e chegou a conclusão que os projéteis partiram de uma arma calibre 9 milímetros. Todos os tiros atingiram a porta traseira do carro.

Mais um acidente com vítima fatal em Maringá

Uma pessoa morreu em acidente de trânsito na noite de terça-feira (15), na Vila Esperança, em Maringá. De acordo com o 4º Batalhão de Polícia Militar, foi a 36ª morte no trânsito do município.

A corporação não contabiliza as mortes na Avenida Colombo, já que essa via é fiscalizada à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Considerando essa avenida, a quantidade de mortos sobe para 49, já que 13 pessoas perderam a vida na Colombo neste ano.

Conforme o boletim de ocorrência, o condutor da moto, de 23 anos, morreu a caminho do hospital, depois que a moto que dirigia se chocou com uma caminhonete.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Maringá. O motorista e o passageiro do carro, de 31 e 20 anos, sofreram ferimentos - a polícia não informou de que gravidade.

Osmar “estica” suspense e nega acerto com PSDB

O senador Osmar Dias (PDT) desmentiu ontem o presidente do PSDB do Paraná, deputado Valdir Rossoni, que afirmou que as negociações estavam concluídas para que os pedetistas apóiem a candidatura do ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), ao governo do Estado. “Se estivesse tudo certo, eu não estaria conversando com a Executiva do PDT e com outros partidos. Prefiro não comentar as declarações do Rossoni”, disse o pedetista.

Na tentativa de forçar Dias a desistir de disputar o Palácio das Araucárias e apoiar a candidatura de Richa, na última segunda-feira, Rossoni garantiu inclusive que uma entrevista coletiva seria convocada pelo pedetista, ainda esta semana, para anunciar a aliança. Questionado ontem sobre a reação de Osmar, o tucano reiterou sua previsão de que o acordo está fechado. “Não temos mais dúvida. Só está faltando eles (o PDT) confirmarem”, disse.


O pedetista porém, apesar das declarações cautelosas, sinaliza que ainda aguarda a manifestação da Executiva nacional sobre a política de alianças nos estados e segue negociando com possíveis aliados na tentativa de viabilizar sua candidatura. Segundo Dias, a reunião com membros da Executiva pode acontecer ainda nesta quarta-feira. “É uma questão de acertar a agenda. Não teve reunião nenhuma da Executiva hoje (ontem). Não precisa de reunião, já que a situação de cada estado será analisada separadamente”, afirmou o senador

Mulher que teve caso com padre perde bens para a Igreja

Uma mulher que teve um caso com um padre de Novo Hamburgo (RS) durante 30 anos não terá direito a nenhum dos bens de seu amante depois da morte dele. Tudo o que o padre tinha ficou com a Igreja Católica.

A 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) não reconheceu a união estável entre um padre católico da Diocese de Novo Hamburgo, falecido em 2007, e uma mulher com quem ele se relacionou afetivamente.

O pedido para o reconhecimento da vida comum foi realizado pela mulher que afirmou ter mantido união estável com o religioso, de 1977 a 2007, até sua morte. Porém, o juiz Luis Gustavo Pedroso Lacerda, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Porto Alegre, julgou o pedido improcedente, já que conforme a Lei nº 9.278/96, para que a união seja considerada estável a condição de sacerdote não seria empecilho para o reconhecimento da existência da união estável, sendo essencial, porém, para o reconhecimento mesmo que paralelo, a presença dos requisitos legais, convivência pública contínua e com o objetivo de constituir família.

O argumento da mulher é que o falecido padre exercia o ministério religioso em uma das paróquias do Vale do Rio dos Sinos e teria preferido manter o relacionamento de forma reservada para que pudesse continuar na profissão de ministro da Igreja. Ela diz ainda que a convivência era conhecida de vizinhos e familiares e que vivia em Porto Alegre, num apartamento de propriedade dele.

O padre era proprietário de duas casas (Imbé e São Leopoldo), um apartamento (Porto Alegre - onde reside a mulher autora da ação), um box de estacionamento, um automóvel, tinha ações da Brasil Telecom e contas bancárias.

Testamento

Outro motivo que levou o tribunal a negar o pedido da autora da ação, é que em 8 de abril de 2004 o padre instituiu como sua herdeira universal de todo o seu patrimônio a Mitra da Diocese de Novo Hamburgo.

E para o juiz, e todos mais que julgaram o caso, “seria impossível que alguém que manteve um relacionamento afetivo por 29 anos, com profundos sentimentos por uma pessoa, como se pode perceber nas inúmeras correspondências enviadas, pudesse ter tal atitude em relação à companheira de não lhe reservar qualquer bem, nem o próprio imóvel que atualmente utiliza como residência".

A mulher, autora do processo, pode tentar recurso especial e extraordinário.

Ocorrências atendidas pela polícia militar de Sarandi

FURTO QUALIFICADO
15/06/2010 23:30
LOCAL: OCTAVIO COLLI, RUA, SANTANA, SARANDI
RELATA A VITIMA QUE MELIANTE ARROMBOU UMA PORTA DOS FUNDOS DE SUA EMPRESA E FURTOU DO INTERIOR UM COMPUTADOR
INTEL E MONITOR SAMSUNG DE 20'. FOI ORIENTADO.

LESÃO CORPORAL
15/06/2010 10:30
LOCAL: EUCLIDES DA CUNHA, CENTRO, SARANDI
VÍTIMA/SOLICITANTE: R. B. P. 48 anos
SEGUNDO A VITIMA, HOUVE UMA BRIGA NA SALA E AO TENTAR SEPARAR FOI AGREDIDA PELOS ALUNOS QUE ESTAVAM BRIGANDO.
SENDO LESIONADA O ROSTO.

SEM ILICITUDE - VEÍCULO ABANDONADO/RECOLHIDO AO PÁTIO
15/06/2010 11:50
LOCAL: PIAUI, R, DAS TORRES, SARANDI
ABANDONADO: MOTOCICLETA QUADRO,LATERAL,TANQUE,MESA PARA LAMA DIANTEIRO. APR-7882
ATRAVÉS DE DENUNCIA FOI LOCALIZADA PARTE DA MOTO RELACIONADA NO ROD, ANEXO.

VIAS DE FATO
15/06/2010 13:30
LOCAL: JAÇANA, CENTRO, SARANDI
VIAS DE FATO ENTRE ALUNOS ADOLESCENTE DA ESCOLA.

GOLPES VIA TELEFONE CELULAR

A CENTRAL 190 DA POLÍCIA MILITAR TEM RECEBIDO DIVERSAS DENÚNICAS DE GOLPES APLICADOS POR TELEFONE CELULAR, GERALMENTE POR PESSOAS QUE ESTÃO CUMPRINDO PENA EM PRESÍDIOS DE SÃO PAULO OU RIO DE JANEIRO.

OS GOLPISTAS GERALMENTE MANDAM DEPOSITAR DINHEIRO EM ALGUMA CONTA BANCÁRIA OU COMPRAR CRÉDITO DE TELEFONE CELULAR, O QUE É MAIS COMUM. AS VEZES A LIGAÇÃO É PARA SIMPLESMENTE PEGAR DADOS COMO NOME, CPF, E NÚMERO DO CARTÃO DE CRÉDITO, O QUE JÁ É SUFICIENTE PARA FAZER COMPRAS PELA INTERNETE.
OS ARGUMENTOS USADOS PELOS CRIMINOSOS SÃO DOS MAIS VARIADOS (POIS ELES TEM TEMPO PRA MATUTAR) MAS OS MAIS COMUNS SÃO OS SEGUINTES:

1. AO LIGAR, DIZEM QUE UMA PESSOA DA FAMÍLIA ESTÁ SEQUESTRADA E QUE É PARA DEPOSITAR O DINHEIRO EM ALGUMA CONTA. GERALMENTE QUANDO LIGAM A PRÓPRIA PESSOA QUE ATENDE ACABA PASSANDO O NOME DA PESSOA DA FAMÍLIA E OS CRIMINOSOS GERALMENTE ACABAM SIMULANDO ESPANCAMENTO E TORTURA CONTRA A PESSOA SUPOSTAMENTE SEQUESTRADA.

2. TELEFONAM PARA UM DETERMINADO NÚMERO, DIZENDO SEREM DA OPERADORA E QUE DETECTARAM UM PROBLEMA NAQUELA LINHA DE TELEFONE E QUE TAL PROBLEMA ESTÁ SENDO CORRIGIDO. MAS PARA QUE SEJA CORRIGIDO É NECESSÁRIO QUE A PESSOA DESLIGUE O TELEFONE CELULAR. O GOLPISTA PEDE PARA CONFIRMAR ALGUNS DADOS, NOME, FILIAÇÃO ETC E PEDE UM OUTRO TELEFONE PARA CONTATO, PARA AVISAR QUE O TELEFONE PODE SER LIGADO NOVAMENTE. QUANDO O TELEFONE É DESLICADO LIGAM PARA O OUTRO NÚMERO QUE OBTIVERAM E DIZEM QUE A PESSOA FOI SEQUESTRADA, TANTO É VERDADE QUE ESTÃO COM O TELEFONE CELULAR DELE E QUE FOI DESLIGADO PARA EVITAR QUE SEJAM RASTREADOS PELA POLÍCIA. AO LIGAR PARA O NÚMERO DE SEU ENTE, A PESSOA CONSTATA QUE REALMENTE ESTÁ DESLIGADO E ENTRA EM DESESPERO. OS CRIMINOSOS ENTÃO DIZEM QUE É PARA FAZER RAPIDAMENTE O DEPÓSITO.

3. TELEFONAM DIZENDO SER UMA PESSOA DA FAMÍLIA E QUE SEU CARRO QUEBROU NA ESTRADA E PRECISAM QUE SEJA DEPOSITADO DINHEIRO NA CONTA (ESTE É MAIS FÁCIL DE DESCOBRIR). MAIS NO PRÓPRIO TELEFONEMA JÁ DESCOBREM O NOME DA PESSOA DA FAMÍLIA.

4. A PESSOA RECEBE UMA LIGAÇÃO DIZENDO SER UMA TERCEIRA PESSOA QUE RECEBEU UM TELEFONEMA DE UM PARENTE DA VÍTIMA (OU ALGUÉM QUE TRABALHA NA MESMA EMPRESA DA VÍTIMA), DIZENDO QUE ESTÁ COM O CARRO QUEBRADO NA ESTRADA E PRECISA APENAS QUE A PESSOA COMPRE UM REMÉDIO PARA LHE ENTREGAR, OU APENAS UMA ÁGUA PARA TOMAR UM REMÉDIO. POR EXEMPLO: “Ô JOSÉ SANTOS, O CHEFE ESTAVA VINDO DE IVATUBA, ONDE ESTAVAM EM ATIVIDADES POLÍTICAS E O CARRO DELE QUEBROU NA ESTRADA ENTRE IVATUBA E DR. CAMARGO E ELE ESTÁ SEM SINAL DE TELEFONE CELUALR NO LOCAL, MAIS CONSEGUIU FALAR COMIGO E EU JÁ ACIONEI O GUINCHO DA SEGURADORA. ELE ESTÁ BEM, SEM PROBLEMAS, MAIS PEDIU PARA VOCÊ IR ATÉ LÁ DAR UM APOIO CASO O PESSOAL DA SEGURADORA DEMORE, POIS ESTÁ COM VÁRIOS COMPROMISSOS. PEDIU SÓ PRA VC PASSAR NA FARMÁCIA E COMPRAR UM REMÉDIO E JÁ LEVAR PARA ELE, OU UMA GARRAFINHA DE ÁGUA E UM REMÉDIO. MAIS QUE REMÉDIO É?, PERGUNTA JOSÉ, AH, ESPERE, VOU VER, AH, A HORA QUE CHEGAR LÁ NA FARMÁCIA, DÊ UM TOQUE NO MEU CELUAR QUE EU EXPLICO AO FARMACEUTICO”. SEM QUERER ESPICULAR QUE REMÉDIO O CHEFE TOMA, JOSÉ VAI A FARMÁCIA E DÁ UM TOQUE NO TELEFONE CELULAR DO CRIMINOSO, ELE POR SUA VEZ LIGA DE VOLTA E SIMPLESMENTE PEDE PRA FALAR COM O FARMACEUTICO PARA REPASSAR O NOME DO REMÉDIO. EM CONTATO COM O FARMACEUTICO DIZ QUE IRÁ FAZER UNS PEDIDOS E QUE A PESSOA QUE ESTÁ ALI IRÁ ACERTAR A CONTA, QUE O REMÉDIO É PARA, P. EX. LESÕES ANAIS, E POR ISSO NÃO QUER QUE JOSÉ OUÇA O NOME DO REMÉDIO E COM ISSO O FARMACÉUTICO SE AFASTA DE JOSÉ E CONVERSA RESERVADAMENTE COM O GOLPISTA, COM ISSO NO MEIO DOS PEDIDOS, PEDE PRO FARMACÉUTICO PEGAR CRÉDITOS PARA CELULAR E REPASSAR AO GOLPISTA.

5. O GOLPISTA LIGA DIZENDO QUE A PESSOA FOI CONTEMPLADA COM UM PRÊMIO, CARRO, DINHEIRO, ETC, E QUE PARA QUE SEJA EFETIVADO TEM QUE PAGAR ALGUM VALOR REFERENTE A UM CADASTRO OU QUE TENHA QUE COMPRAR CRÉDITO;

6. A PESSOA AS VEZES LIGA DIZENDO SER DA OPERADORA DE TELEFONE, E QUE O PLANO SERÁ TROCADO, POIS NÃO EXISTE MAIS AQUELE PLANO, MAIS QUE NÃO PRECISA PAGAR MAIS POR ISSO E QUE INCLUSIVE IRÁ GANHAR UNS MINUTOS, NO ENTANTO É NECESSÁRIO CONFIRMAR ALGUNS DADOS DO CADASTRO. NISTO PEDE NOME, ENDEREÇO, CPF, N. CARTÃO DE CRÉDIDO.

OS ARGUMENTOS SÃO DOS MAIS VAIRADOS, E OS CRIMINOSOS SEMPRE ESTARÃO MUDANDO, MAIS OS PEDIDOS GERALMENTE SÃO PARA DEPOSITAR DINHEIRO EM CONTA, COMPRAR CRÉDIDO DE CELULAR, OU REPASSAR SEUS DADOS PESSOAIS.

DIANTE DISTO DEIXAMOS ALGUMAS DICAS:
NÃO ATENDER LIGAÇÕES A COBRAR;
CUIDADO COM LIGAÇÕES DE OUTRAS CIDADES, POIS SEMPRE SÃO SUSPEITAS;
JAMAIS DIZER SEU NOME, A PESSOA QUE LIGA DEVE SABER COM QUEM ELA QUER FALAR, ENTÃO NUNCA RESPONDA A PERGUNTA, QUEM ESTÁ FALANDO?;
JAMAIS PASSAR SEUS DADOS, SEJA PRA QUEM FOR QUE LIGUE, SEJA BANCO, SEJA OPERADORA DE TELEFONE, SEJA COPEL, SEJA QUEM FOR, POIS VOCÊ NÃO SABE QUEM ESTÁ DO OUTRO LADO;
CUIDADOS COM OFERDAS VANTAJOSAS, COM LIGAÇÕES QUE DIZEM QUE GANHOU UM PRÊMIO;
SE RECEBER LIGAÇÃO DIZENDO QUE UMA PESSOA DA FAMÍLIA ESTÁ SEQUESTRADA, DIZER UM NOME FALSO PARA CONFRONTAR;
NÃO PASSAR NOME DE PESSOAS DE SUA FAMÍLIA, NEM TAMPOUCO SEUS TELEFONES CELULARES.

TEN GUERREIRO, CMT PEL SARANDI