quinta-feira, 17 de junho de 2010

“Convenção do PSDB será festa cívica por um novo Paraná”, diz Beto Richa

O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, diz que a convenção estadual do partido, no próximo sábado (19), será uma grande festa cívica. "Estaremos juntos, paranaenses de todas as regiões do Estado e representantes de todos os partidos de nossa aliança, em uma grande festa por um novo Paraná", afirma Richa.

A convenção estadual do PSDB, marcada para as 9h de sábado, no centro de convenções Expotrade, região metropolitana de Curitiba, vai deliberar sobre propostas de coligações e escolher os candidatos a governador, vice-governador, senador, suplentes de senador, deputado federal e deputado estadual.

Ao participar da convenção nacional do PSDB em Salvador, que formalizou a candidatura à Presidência do ex-governador de São Paulo José Serra, Beto Richa convidou Serra, o senador Sérgio Guerra, presidente nacional do partido, e Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, para participarem da convenção paranaense.

Para Richa, ao compararem a biografia e a experiência de José Serra com as dos demais candidatos, os brasileiros perceberão que o candidato do PSDB é o melhor para o Brasil. "Queremos um futuro para o País nas mãos competentes, limpas e seguras de José Serra", diz Richa.

Casal em moto sofre acidente; moça morre

Silmara Lima, que tinha 19 anos, perdeu a vida em um acidente no quilômetro 5 da PR-498, no município de Presidente Castelo Branco, distante 26 quilômetros de Maringá.

Ela era a passageira de uma motocicleta Suzuki Yes, conduzida por seu companheiro, Givanil Martins, 24 anos. Ao fazer uma ultrapassagem, a moto bateu na lateral dianteira de um ônibus que vinha no sentido contrário. "Acreditamos que não houve tempo suficiente para concluir a ultrapassagem", disse o soldado Donati, do posto rodoviário de Paranavaí.

O acidente foi às 18h50 desta quarta-feira (16). O ônibus, com placas de Altônia, transportava estudantes para uma faculdade na região. O motorista e os passageiros do coletivo não se feriram.

Silmara e Givanil moravam juntos em uma Vila Rural de Presidente Castelo Branco e estavam indo para casa. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Maringá e o rapaz foi levado em estado grave para um hospital de Maringá.

Moça de 17 anos morre afogada em rio

A estudante Andressa Santos da Silva, 17 anos, morreu afogada na tarde desta quarta-feira (16), por volta de 14 horas, no Rio Branco, no município de Grandes Rios, distante 110 quilômetros de Apucarana.

De acordo com a Polícia Militar de Grandes Rios, ela brincava no rio com amigas, próximo à Estrada da Flórida do Ivaí, na zona rural do município. Jovens do município costuma se banhar no Rio Branco.

Andressa teria se afogado ao tentar encontrar o fundo do rio. Ela morava com os pais em um sítio em Grandes Rios. O corpo dela foi retirado da água por um homem que passava pelo local.

Professora amarra e amordaça aluno

A professora Fátima Maria Gomes Bordine foi indiciada por maus-tratos, constrangimento ilegal e submissão à vexame, após amarrar e amordaçar uma criança de 6 anos em Brasília.

O caso ocorreu na manhã de ontem, em uma escola do Lago Sul. Segundo depoimento da professora, que foi liberada após assinar um termo circunstanciado, ela amordaçou o menino com fita adesiva. Além disso, ela prendeu a criança em uma cadeira na sala de aula, na frente dos colegas de classe, de acordo com a polícia.


A professora alegou que queria que o menino ficasse quieto, pois precisava de silêncio na aula. "Perdi a cabeça', disse em depoimento. Segundo a polícia, funcionários da escola testemunharam a situação e chamaram os policiais.

Homicídio em Sarandi e em Maringá

De acordo com as informações  repassadas pela Polícia Militar de Sarandi, dois homens começaram a discutir na construção de uma residência no bairro Bom Pastor sendo que a confusão terminou em morte.

O crime ocorreu na noite desta quarta-feira (16), e segundo a polícia ,após a briga um jovem de 26 anos teria pego um revolver e disparado três vezes contra a cabeça de Ednaldo de Oliveira Costa, 42, que morreu no local. Segundo a polícia, o acusado de cometer os disparos fugiu e até a noite de quarta estava foragido. O motivo da briga não foi informado.

Maringá

Em Maringá dois homens foram alvejados com quase 20 tiros de armas de fogo, por volta das 22h de quarta-feira (16), no Jardim Ouro Cola, na região oeste de Maringá. Segundo informações da  9ª Subdivisão de Polícia Civil (SDP), Jeferson Pereira da Silva e Diego Minela, cujas idades não foram divulgadas, foram baleados provavelmente pelo garupa de uma moto que passava pela Rua Missionária Maria Marta Mantovani.


Os dois foram socorridos, mas o primeiro não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois. Minela continua internado no Hospital Universitário (HU) de Maringá.
Segundo o oficial de comunicação do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente Alexandro Gomes, os policiais que atenderam à ocorrência recolheram 19 cápsulas de balas de armas de fogo na rua.



Ele acrescentou que testemunhas disseram que as duas vítimas discutiram com outras pessoas há alguns dias. O crime pode ter alguma relação com esse fato. A 9ª SDP informou que nenhum dos dois tem antecedentes criminais.




Osmar define hoje se disputa o governo ou o senado

O senador Osmar Dias (PDT) promete anunciar, hoje, se disputará o governo do Estado nas eleições de outubro ou se apoiará a candidatura do ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), concorrendo à reeleição para o Senado. O acordo entre pedetistas e tucanos, que chegou a ser dado como certo no início da semana, parece ter sofrido uma reviravolta nas últimas 48 horas, depois de uma série de encontros políticos.

Nas últimas duas noites, Dias recebeu em sua casa em Curitiba o governador Orlando Pessuti (PMDB) e emissários do presidente Lula (PT), que tentam construir um palanque forte para a candidata a presidência, Dilma Roussef (PT). Assim, nos bastidores da política nativa, a bolsa de apostas passou a apontar para uma possível composição PDT/PT/PMDB, com Osmar Dias na cabeça de chapa, um candidato a vice-governador indicado pelos peemedebistas e com Gleisi Hoffmann (PT) e o ex-governador Roberto Requião (PMDB) disputando o Senado.

Entre as possíveis indicações do PMDB, os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures são os mais cotados. Pesa o fato de ambos terem base eleitoral em Curitiba, justamente o principal reduto de Beto Richa.

Sarandi lança Programas Culturais e Esportivos

Em um evento muito prestigiado, por várias escolas colégios e educadores, além da presença do prefeito e secretários do município, o departamento de cultura esporte e lazer agregado a secretaria de educação lançou junto a APMI - Associação de Proteção a Maternidade e a Infância o Projeto Reviver.
Este projeto visa oportunizar a todas as camadas sociais levando alem do entretenimento a oportunidade do aprendizado notadamente aos jovens a expectativas de permitir aos mesmos uma ocupação de qualidade em seu tempo ocioso.

Para o diretor de cultura Fabio Bernardino este incentivo que nos é dado pelo prefeito Carlos Alberto de Paula nos motiva e muito a criarmos estas condições inclusive levando as idéias a vários bairros do município, contratamos diversos instrutores e equipamentos que nos possibilitam tais realizações.
O Prefeito Carlos Alberto de Paula presente no referido evento disse “precisamos dar todo o apoio e incentivo a nossa juventude tenho certeza que minha alegria e a felicidade de pais, mães e filhos que aqui estão hoje, esperamos que estas atividades hoje aqui oferecidas sejam de bom proveito de todos, quem sabe no futuro tenhamos bons jogadores de futebol, dançarinos, músicos. Enfim grandes profissionais que venham nos representar com dignidade. De Paula agradeceu a parceria com a APMI são mais de vinte oficinas que certamente irá superar a casa dos dois mil inscritos quando os objetivos são alcançados os méritos são de todos.

Rosaria Sekua presidente licenciada da APMI - Associação de Proteção a Maternidade e a Infância comungou das palavras do prefeito enaltecendo a iniciativa: precisamos manter viva as ações que venham de encontro aos nossos jovens pois a falta de oportunidade assim como as aqui hoje oferecidas, tem levado famílias inteiras a momentos de angustia. Fazendo de nossos adolescentes vitima das drogas, prostituição, vida fácil, tenho certeza que os esforços do poder publico aliado a boa vontade dos clubes de serviços e entidades podem perfeitamente mudar esta história.

A secretária de educação do município de Sarandi Eliane Trauten disse que a administração “Trabalho e transparência” têm como objetivo ampliar estas ações para tanto já estamos fazendo contato com novos parceiros na expectativa que um número maior ainda de crianças, adolescentes e jovens em geral sejam agraciados com esta oportunidade.

Da Assessoria de Imprensa