terça-feira, 6 de julho de 2010

Menor suspeito de matar Eliza é apreendido na casa de Bruno

Policiais da Divisão de Homicídios (DH) do Rio de Janeiro fizeram uma diligência na casa do goleiro Bruno, do Flamengo, nesta terça-feira e levaram para a delegacia um menor de 17 anos que estava no local. Ele é suspeito de ter participado do assassinato da jovem Eliza Silva Samudio, que teria um filho com o goleiro.

A apreensão ocorreu depois que a polícia recebeu uma denúncia de um parente do menor em uma rádio, dizendo que ele estava escondido na casa de Bruno, no Recreio. Ao ouvir o relato, a polícia de Minas entrou em contato imediatamente com a DH, que conseguiu apreender o menor.

O suposto assassinato
Na manhã desta terça, um motorista de ônibus relatou, em entrevista à rádio Tupi, que o jovem apreendido teria contado a ele em detalhes como Eliza foi assassinada. Segundo o relato, o grupo de Macarrão, amigo do Bruno e um dos principais investigados pela polícia, teria enganado a estudante convidando ela para um "passeio de carro". O adolescente estaria escondido no banco de trás do Land Rover de Bruno e teria acertado Eliza com uma coronhada na cabeça, provocando sua morte.

Macarrão estaria conduzindo o carro. A testemunha, pessoa próxima da família do menor, disse que ouviu dele que Bruno pagou R$ 3 mil para um homem chamado Cleiton entregar o corpo a um traficante e sumir com o cadáver. "A menina foi desossada ali. Está enterrada, o garoto sabe e a hora que pressionarem ele conta tudo. Eles enterraram os ossos da garota e concretaram tudo", disse o motorista.

Na entrevista, a testemunha afirmou que o articulador do crime foi Macarrão, pois o goleiro seria "uma criança de mente". "Ele botou essas coisas na cabeça do garoto (Bruno)", disse o motorista. Ainda de acordo com ele, o menor teria sido instruído a se esconder na casa de Bruno onde os advogados do goleiro estariam dizendo para ele contar que teve uma discussão com Eliza e que ela acabou levando um soco no rosto, o que levou às marcas de sangue no carro.

Dr. Fernando Francischini visita lideranças de Sarandi

O Dr. Fernando Francischini esteve fazendo uma visita ao pastor Clementino José, dirigente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Sarandi, juntamente com o pastor Isaías Porto da AD de Curitiba e que é assessor do Dr. Francischini e o evangelista Luciano Brito, representando o pastor Robson Brito; o objetivo da visita do Dr. Francischini foi o de ouvir as sugestões e reivindicações das lideranças locais e de se colocar a disposição da comunidade de Sarandi para contribuir com o desenvolvimento daquela cidade e principalmente com as demandas da segurança pública.

Prestigiando a reunião do Dr. Fernando Francischini juntamente com o pastor Clementino Francelino em seu gabinete, estiveram presentes o pastor Josué de Oliveira que é o presidente da ORPLES – Ordem de Pastores e Líderes Evangélicos de Sarandi e o vereador Cilas Moraes (DEM) que é o Presidente da Câmara de Vereadores de Sarandi.

Pastor Clementino Francelino ressaltou a importância do trabalho de recuperação de dependentes químicos que a Igreja Assembléia de Deus tem realizado juntamente com a ABF – Associação Beneficente Filadélfia e solicitou apoio para a ampliação daquela instituição, assim como apoio do Dr. Francischini para as associações mantidas pela igreja, Associação Recreativa e Cultural Aprisco e Associação Educacional e Assistencial Oásis do Amor, e para as quais o Dr. Francischini se comprometeu em ajudar.

Vereador Aparecido Bianco é contra a reversão salarial e corte de horas extras

Durante a sessão de vereadores na Câmara municipal de Sarandi, o vereador Aparecido Bianco (PT), comentou sobre a reversão salarial em prol do Sindicato dos servidores públicos de Sarandi.

O vereador se posicionou contrário à reversão e também falou sobre o corte das horas extras dos servidores municipais.

Ouça a entrevista.

Modelo promete desfilar sem roupa caso Uruguai seja campeão mundial

Uma das definições para a palavra "celeste" no dicionário é "feliz". E certamente a conquista da Copa do Mundo pela seleção uruguaia pode trazer felicidade a muitos torcedores em todo o mundo. Isso porque a modelo e atriz pornô Monica Farro prometeu andar nua pela capital do país, Montevidéu, caso os sul-americanos cheguem ao tricampeonato na África do Sul.


Musa de uma das maiores revistas masculinas do mundo, Monica não é a primeira modelo que promete tirar a roupa em prol de sua seleção neste Mundial. A argentina Luciana Salazar garantiu que acompanharia Maradona pelas ruas de Buenos Aires só com a roupa do corpo, assim como já prometera o treinador. Pouco depois, a paraguaia Larissa Riquelme chamou atenção de toda a imprensa mundial ao declarar que também ficaria nua caso a seleção de seu país erguesse a taça.


Contando com um reforço na torcida, a Celeste enfrenta a Holanda nesta terça-feira às 15h30 (20h30 pelo horário sul-africano) na Cidade do Cabo em busca de uma vaga na final da Copa da África do Sul.



Ladrões sequestram gerente de banco e filho para roubar dinheiro de agência

A família de um gerente do Banco do Brasil de Santa Fé, a 50 quilômetros de Maringá, passou por momentos de terror nesta semana. Na noite de segunda-feira (5), cinco assaltantes invadiram a casa da família, sequestraram o gerente e foram para a agência bancária, onde mandaram a vítima sacar uma quantia de dinheiro, que não foi divulgada.

Depois disso, os criminosos libertaram o gerente, mas lhe tomaram o automóvel e sequestraram seu filho. Os ladrões abandonaram o carro e o filho em Guaraci, a aproximadamente de 25 quilômetros de Santa Fé. O rapaz voltou para casa dirigindo.

De acordo com o oficial de comunicação do 4º Batalhão de Polícia Militar, Alexandro Gomes, ninguém saiu ferido do assalto e dos sequestros. O caso foi repassado para a Polícia Civil de Astorga, que tentará identificar os cinco assaltantes.

Receita federal doa veículos para o município de Sarandi

Recentemente o vereador Rafael Pszybylski (Povâo), esteve em Foz do Iguaçu e conseguiu junto à receita federal alguns veículos para o município de Sarandi.

Em entrevista a este repórter o vereador destacou a importância desta doação feita pela receita ao município.
Ouça.

Assaltante morre queimado ao bater carro roubado

Rafael Gotera Brenn, 19 anos, morreu carbonizado na noite desta segunda-feira (5) porque o veículo que conduzia, um VW Gol, roubado minutos antes, incendiou-se após um colisão. O fato ocorreu próximo ao trevo de acesso a Marechal Cândido Rondon, cidade distante 45 quilômetros de Toledo, no oeste do estado.

O Gol, segundo a Polícia Militar, foi roubado em Toledo por Rafael, Wilson Oliveira Rocha, 25 anos, e um adolescente de 16 anos. Os dois últimos foram presos. Armados, os três renderam a condutora e a amarraram em uma árvore com fita adesiva.

Logo ela conseguiu se soltar e chamou a polícia, que começou um cerco. O carro foi avistado e perseguido pela equipe pela rodovia BR-163.

Em alta velocidade e apavorado, o motorista perdeu o controle da direção em uma curva e bateu contra a cerca de uma empresa e um poste da Copel.

O veículo incendiou-se e Rafael não pôde ser socorrido, porque estava preso às ferragens. Os outros dois rapazes foram retirados do carro pelos policiais.

A equipe dos Bombeiros Comunitário de Rondon conteve as chamas do carro. Ninguém mais se feriu. (Com informações do portal Aqui Agora, de Marechal Cândido Rondon).

Nesta quarta-feira tem audiência publica na Câmara de vereadores de Sarandi

Nesta quarta-feira (7), será realizada uma audiência publica na Câmara municipal de vereadores de Sarandi, para discutir a LDO (Lei de diretrizes orçamentárias).

A audiência terá início às 19:30 horas, conforme destaca em entrevista a este repórter, o presidente do legislativo Sarandiense Cilas Moraes.

Ouça.

PR: para não cair no Ficha Limpa, deputado registra sua mulher

Apenas quatro dos 54 deputados estaduais paranaenses não registraram suas candidaturas até as 19h desta segunda-feira (5), quando encerrou o prazo da Justiça Eleitoral para registro. Dois deles têm problemas judiciais e poderiam ser barrados pela lei do Ficha Limpa. Outro, prevenido, registrou-se mesmo correndo o risco de ser barrado, mas registrou, também, a candidatura de sua mulher.

Dobrandino da Silva (PMDB), que tem pendências na Justiça da época em que foi prefeito de Foz do Iguaçu, preferiu não se arriscar e ficará de fora da eleição, dedicando-se à candidatura de seu filho, Sâmis da Silva. Já Jocelito Canto (PTB) cumpriu a promessa de aposentar-se da vida pública após a sanção do Ficha Limpa, pois têm condenações por improbidade administrativa da época em que foi prefeito de Ponta Grossa. Pedro Ivo (PT) e Antonio Anibelli (PMDB) decidiram deixar a carreira política. O último tentará eleger seu neto, Anibelli Neto para a Assembleia Legislativa.

Outros dois deputados com problemas judiciais correram o risco e registraram suas candidaturas. Antonio Belinati (PP) foi eleito prefeito de Londrina em 2008, mas teve o registro de candidatura cassado por estar na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado, por problemas nas prestações de contas municipais da época em que foi prefeito, em 1999. O deputado move recurso judicial contra a condenação do TCE e espera decisão para poder voltar a ser considerado elegível.

Já o deputado Luiz Fernandes Litro (PSDB) foi precavido. Ele apresentou seu pedido de registro de candidatura ao partido. Mas como também é réu em uma ação que o acusa de improbidade administrativa no Superior Tribunal de Justiça, Litro inscreveu também a esposa, Rosemari Coletti. Se a Justiça Eleitoral negar registro, dona Rosemari assume a candidatura à Assembleia Legislativa. A acusação contra Litro remonta ao seu mandato de vereador, em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, entre 1993 e 1996. Ele foi denunciado junto com outros 12 vereadores por aumento irregular de salários.

Dos 50 deputados que registraram candidatura, 47 tentarão a reeleição, enquanto Luiz Nishimori (PSDB), Rosane Ferreira (PV) e Cida Borghetti (PP) pediram registro para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

CRAS de Marialva é destaque na região

O Município de Marialva está em 2º lugar no Ranking Regional Provisório referente ao acompanhamento do Programa Bolsa Família, com base nas famílias totalmente acompanhadas na primeira vigência de 2010 (até 18 de junho), como mostra relatório emitido pela Secretária de Estado da Saúde do Paraná na ultima análise realizada por esse órgão.

Isso significa que o município de Marialva superou a meta mínima pactuada no SISPACTO de 2010, que é de 71% , atingindo 91,5 % do acompanhamento total de famílias.

Esse resultado refere-se ao acompanhamento das famílias em relação ao cumprimento das condicionalidades das áreas de saúde, educação e assistência social.

Na área da saúde, as condicionalidades referem-se ao acompanhamento do calendário de vacinação e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 07 anos; pré-natal para gestantes; acompanhamento para as mães que amamentam.

Na educação essas condicionalidades referem-se à freqüência escolar de 85% para crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos; e freqüência escolar de 75% para jovens entre 16 e 17 anos.

Quanto à assistência social é exigida a freqüência mínima de 85% das crianças e adolescentes de até 16 anos em situação de trabalho infantil nas atividades do serviço sócioeducativo do PETI.

As secretarias de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social/ CRAS de Marialva desenvolvem um trabalho efetivo para possibilitar que essas condicionalidades sejam cumpridas pelas famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, através de mobilizações, busca ativa dessas famílias, entre outras ações que possibilitaram atingir e superar a meta estabelecida.

Ocorrências do setor policial em Sarandi

ROUBO
05/07/2010 15:07
LOCAL: BORSARI NETO,AV, JARDIM INDEPENDENCIA, SARANDI
VÍTIMA: H. Y. M. 50 anos
A SOLICITANTE INFORMOU QUE FORAM POR DOIS INDIVIDUOS, OS QUAIS MEDIANTE AMEAÇAS COM UM REVÓLVER OXIDADO
ROUBARAM CERTA QUANTIA EM DINHEIRO. NA SEQUENCIA FUGIRAM EM UM GOL BOLA DE COR PRATA JUNTAMENTE COM UM
TERCEIRO ELEMENTO PLACA FRIA. CARACTERISTICAS DOS MELIANTES CUTIS PARDA DE APROX. 170 MTS, DE 14 A 16 ANOS.

ROUBO
05/07/2010 16:18
LOCAL: RIO BRANCO,RUA, JARDIM INDEPENDENCIA 3ª PARTE, SARANDI
VÍTIMA/SOLICITANTE: L. S. G. 28 anos
ROUBADO: DINHEIRO
A VITIMA INFORMOU QUE DOIS INDIVIDUOS ENTRARAM NO SUPERMERCADO E ARMADOS DE REVÓLVER DERAM VOZ DE
ASSALTO.LEVANDO CERTA QUANTIA EM DINHEIRO, NA SEQUENCIA FUGIRAM DE BICICLETAS. COR PARDA, TRAJANDO CAMISETA
ESCURA COM DETALHES NA FRENTE E ATRÁS, CALÇA JEANS E BONÉ VERMELHO.

Eleições 2010: está aberta a temporada de propaganda política

A partir desta terça-feira (6), está aberta a temporada de propaganda política. Com isso, os partidos ficarão liberados para realizar comícios e usar amplificadores de som. Pelas regras eleitorais, há uma série de normas que devem ser respeitadas, como horários e locais de manifestações.

Daqui a três meses, os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da República, os governadores, senadores e os deputados federais e estaduais. Os eleitores também devem ficar atentos porque dia 25 deste mês acaba o prazo para que os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência estejam prontos.

Os partidos políticos poderão colocar, nas sedes das legendas, os amplificadores, alto-falantes e carros de som em funcionamento de 8h até as 22h. Também estão autorizados os comícios e o uso de aparelhos de som fixo no período de 8h às 24h.

Na quarta-feira (7) será o último dia para os candidatos – a governador, senador e deputado federal -, escolhidos em convenção, requererem os registros perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais. Eles terão até as 19h para o encaminhamento de registros. Para os candidatos a presidente e vice-presidente da República, o prazo final é hoje, às 19h.

Na quinta-feira (8) inicia o período para que os tribunais eleitorais regionais convoquem os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão para elaborem um plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito que as legendas têm direito.

Até o final deste mês, há uma série de prazos que devem ser cumpridos pelos partidos políticos, candidatos e também eleitores. Neste meio tempo, as legendas devem constituir os comitês financeiros e organizar os nomes das pessoas indicadas para compor as Juntas Eleitorais para o primeiro e o eventual segundo turnos de votação.

Os juízes eleitorais terão até o dia 30 para nomear o presidente, primeiro e segundo mesários, secretários e suplentes que vão compor as mesas receptoras dos votos nos dias das eleições – 3 de outubro (primeiro turno) e 31 de outubro (segundo turno).

No dia 31, o TSE poderá requisitar das emissoras de rádio e de televisão até 10 minutos diários - contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados - para a divulgação de comunicados, boletins e instruções ao eleitorado.

Saiba quanto Osmar Dias e Beto Richa estimam gastar

Conhecidos nesta segunda-feira (5) os nomes e a previsão de gastos das coligações que devem polarizar a disputa das eleições no Paraná. O maior valor declarado é da coligação "A União Faz Um Novo Amanhã", encabeçada pelo candidato a governador Osmar Dias (PDT) e que será composta por PDT, PMDB, PT, PR, PSC e PCdoB.

O limite de gastos estabelecido é de R$ 66 milhões, sendo que programados até R$ 42 milhões para a campanha de governador, R$ 15 milhões para senador, R$ 6 milhões para deputados federais, e R$ 3 milhões para deputados estaduais.

O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB) foi confirmado como o vice de Osmar e para o senado, a coligação vai de Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT). A chapa foi registrada com 60 candidatos a deputado federal e 108 a deputado estadual.

Por parte da coligação "Novo Paraná", composta por 14 partidos - PSDB, PSB, PP, DEM, PPS, PTB, PRB, PRP, PTC, PSDC, PTN, PSL, PMN PHS - e que será liderada pelo candidato ao governo Beto Richa (PSDB), a estimativa é de R$ 62,5 milhões.

Os valores são de R$ 27 milhões para campanha ao governo, R$ 30 milhões para os dois senadores, R$ 3 milhões para os deputados federais, e R$ 2,5 para os estaduais. Com a confirmação do senador Flávio Arns como vice, os tucanos vão com chapa-pura para disputar o Palácio das Araucárias.

Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) serão os senadores. Na eleição para a Câmara dos Deputados, o PSDB se coligou com PP, DEM, PPS e PRB, aliança que contará com 60 candidatos. Para a Assembléia Legislativa, a coligação tem PSDB, PP, DEM, PTB e PRB, com 108 candidatos.

Alvaro não vai a evento com Serra

O tucano José Serra vai dar a largada oficialmente hoje em sua campanha à Presidência no Paraná sem a presença do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), descartado na semana passada para disputar a vice-presidência. Dias afirma oficialmente que não pode se ausentar do Senado durante as votações marcadas para esta semana. Nos bastidores, porém, o senador confidenciou a aliados que ainda não superou a decisão tomada pela cúpula tucana -que escolheu o deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para vice de Serra.

“Temos votações importantes aqui, eu não posso abandonar a Casa”, afirmou. Em conversas com interlocutores, Dias afirma que sua presença ao lado de Serra depois do episódio da vice-presidência poderia trazer danos ao candidato no Estado.

O senador também tenta evitar o constrangimento de estar ao lado de Serra ao mesmo tempo em que o seu irmão, Osmar Dias (PDT), disputa o governo do Paraná com o apoio da candidata Dilma Rousseff (PT). A legislação eleitoral estabelece o dia 6 de julho como data oficial para o início das campanhas às eleições de outubro.

Serra vai dar início à sua campanha em Curitiba ao lado de Beto Richa (PSDB), candidato ao governo do Estado. Os dois vão fazer uma caminhada pelo centro da cidade. O tucano também vai conhecer projetos e obras sociais na cidade, além de receber propostas para o seu programa de governo.