segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Namoro escandaloso gera agressão com fratura de nariz

Valdeir Dias de Moura estava em sua residência, em Rancho Alegre do Oeste, e não se conformou com a forma escandalosa em que Jonata Garcia da Costa e uma adolescente namoravam, sentados em um banco existente na frente de sua casa, foi chamar a atenção do casal e acabou sendo agredido.

Conforme Valdeir registrou no Destacamento da PM de Rancho Alegre do Oeste, Valdeir pegou o banco onde estavam sentados e desferiu um golpe contra a sua cabeça, provocando lesões no nariz, inclusive com suspeita de fratura.

Ladrão morre em acidente minutos depois de furto

Um homem ainda não identificado morreu na noite de ontem (1), por volta de 20h15, após colidir o veículo que conduzia, uma camionete GM D-20, com placas de São João do Ivaí, distante 75 quilômetros de Apucarana, no norte do estado.

Houve uma colisão da camionete contra uma árvore no quilômetro 71 da PR-082, distante cerca de oito quilômetros do centro de São João do Ivaí.

De acordo com o o soldado Marcondes, o veículo tinha sido furtado minutos antes da frente de uma residência no centro da cidade. "Quando chegamos ao local do acidente, o condutor já estava em óbito. Descobrimos que aquela camionete tinha sido furtada minutos antes", relatou Marcondes.

Começa o Censo 2010 no Paraná

Os cerca de 3,8 milhões de domicílios paranaenses começam a ser visitados hoje pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010. A pesquisa segue até o dia 31 de outubro.

O Censo investiga temas sobre os domicílios e os moradores. Informações sobre iluminação, abastecimento de água, saneamento e computador com acesso a Internet serão levantadas pelos recenseadores. Já os moradores responderão sobre escolaridade, trabalho, renda, idade, cor/raça, deficiência, entre outros.

A pesquisa deste ano trouxe algumas novidades nas perguntas e na metodologia de coleta. ''Pela primeira vez será pesquisado se crianças de até dez anos têm registro de nascimento, qual o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o retorno, se há moradores da residência que estavam fora do país e a existência de casais do mesmo sexo'', explica Sinval Dias dos Santos, chefe da unidade do IBGE no Paraná.

O recenseador poderá ser identificado por sua vestimenta (colete e boné azuis), credencial com nome e foto e o aparelho para a coleta de dados. Ele poderá fazer a visita em horário noturno ou mesmo final de semana, de acordo com o planejamento feito para atingir todos os domicílios. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone gratuito do IBGE (0800-7218181) e conferir se a pessoa é de fato um recenseador licenciado.

O questionário também poderá ser respondido pela Internet, mas apenas após a visita do recenseador que fornecerá um código para o acesso. O primeiro resultado da pesquisa será divulgado no dia 27 de novembro.

Em Sarandi de acordo com  o coordenador de Subárea  Marcos Antonio Melo 94 (noventa e quatro) novos recenseadores aprovados em concursos e treinamentos estão aptos a começar os trabalhos. "Não vamos simplesmente contar a população, mas ouví-los também". Disse o coordenador responsável.

O Prefeito Carlos Alberto de Paula destacou nesta segunda-feira como positivo este trabalho, tendo em vista que o recenseamento acontece de dez em dez anos um dos dados bastante importantes é saber quantos somos. Porque são esses números que determinam os índices de repasse do Governo Federal como, por exemplo: o F.P.M. Fundo de participação dos municípios, bem como do ministério da saúde, índices esses hoje bem abaixo na nossa realidade.

Outro ponto que destacou o prefeito é a importância de realmente sabermos de fato como vive a nossa gente, e daí ampliarmos nossas ações no sentido de atender o anseio da comunidade.

"Vontade e disposição nós temos, e juntos com certeza tornaremos reais os nossos sonhos". - Garantiu o prefeito Carlos de Paula.