Confirmação de casos de dengue cresce 60% em 15 dias


O número de casos de dengue confirmados no Paraná cresceu 60% nos últimos 15 dias. De acordo com boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número passou de 8.267 casos confirmados em 1.º de abril para 13.274 confirmações da doença até o último dia 15.

O número de notificações de casos suspeitos da doença também cresceu nas duas primeiras semanas deste mês. O Estado havia registrado até 1.º de abril 33.487 notificações, que aumentou, quinze dias depois, para 41.743 casos suspeitos.

Neste período, houve também um aumento significativo dos casos de pacientes com dengue hemorrágica, que subiu de 17 casos para 45. Já o número de pacientes que contraíram a doença e tiveram complicações também subiu de 33 para 44.

O último boletim divulgado também informou que 22 municípios tiveram aumento superior a 100% nos casos em relação ao boletim anterior. A Sesa orientou as cidades para buscar as condições em que este aumento está ocorrendo, direcionando ações de controle.

Até o último dia 15, onze pessoas haviam morrido da doença no Estado, quatro delas pacientes que contraíram a dengue hemorrágica.

De acordo com o superintendente de Vigilância e Saúde, Sezifredo Paz, o aumento na estatística reflete o crescimento da doença, além de resultados de exame de laboratório que estavam pendentes e foram divulgados agora.

O superintendente informou que o número de novos casos de dengue tem crescido sobretudo nas cidades pequenas das regiões norte e oeste. Segundo ele, esse aumento faz parte do perfil da doença que atinge pico de disseminação em março e abril.

"O número vem crescendo nestes dois meses, embora seja importante destacar que registramos uma redução dos casos em comparação com o mesmo período do ano passado", afirmou.

Comentários

As mais visitadas

Requião, Eduardo, Ghilardi e Jacob condenados a pagar R$ 920 mil por propaganda irregular

Mulher é assassinada e tem galho introduzido nas partes íntimas

Educação aprova incentivo a adicional para professor que ensinar em presídios