Prefeito se diz 'surpreso' e exonera procurador

Uma coletiva de imprensa foi convocada pelo prefeito Barbosa Neto para esclarecer as 15 prisões realizadas na manhã desta terça-feira e as irregularidades na saúde pública envolvendo os institutos Atlântico e Galatas.

Durante a entrevista, o prefeito se disse surpreso com a prisão, e anunciou a exnoeração do procurador Fidelis Canguçu, um dos presos na operação.

A secretária municipal de saúde Ana Olympia e o secretário municipal de gestão pública Marco Cito, explicaram que desde a contratação dos institutos em termos emergenciais, a prefeitura teve a preocupação de fazer uma prestação de contas mensal.

"Desde o começo o prefeito viu a necessidade de fazer uma prestação de contas mensal, visto os problemas anteriores com o Ciap", comentou Cito. Segundo ele nos três primeiros meses uma auditoria foi instalada e as irregularidades começaram a aparecer.

O prefeito informou que devido aos problemas a 4ª parcela não foi repassada aos institutos. No quinto mês o pagamento foi feito devido a uma ameaça de greve e a sexta parcela foi paga parcialmente.

Os institutos são responsável por serviços essenciais de saúde como o Samu, a Policlínica e a Internação Domiciliar. O secretário Marco Cito disse que entre hoje e amanhã a administração deverá decidir como proceder com esses serviços, mas garantiu que a população não será prejudicada.

A data final do contrato com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Ocips) termina no dia 8 de junho. O prefeito Barbosa Neto afirmou que a prioridade agora é ressarcir os cofres púbicos.

Entre as pessoas que foram presas na operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estão o procurador jurídico do município, Fidélis Cangussu, os presidentes dos institutos Atlântico e Gálatas e dois integrantes do Conselho Municipal da Saúde, Marcos Ratto e Joel Tadeu Correia.


Comentários

As mais visitadas

CCJ aprova PEC que exige nível superior para cargos públicos de confiança

Motoristas de carros com câmbio automático podem ganhar CNH específica

Membros do 1º Conselho Municipal da Cultura tomam posse