Richa sanciona novo piso regional do Paraná no Dia do Trabalho

O governador Beto Richa sancionou neste domingo (1º/5) o novo salário mínimo regional, aprovado esta semana pela Assembleia Legislativa. A assinatura foi durante na décima edição do 1º de Maio Solidário, evento promovido pela Força Sindical do Paraná, na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba.

"Esta é a celebração de um entendimento, de uma negociação positiva. Juntos, o governo, as centrais sindicais e entidades patronais, chegamos a um índice de reajuste que permite aos empresários atender aos anseios e demandas dos trabalhadores", disse o governador. "Estou muito feliz por conseguirmos chegar a esse entendimento e por ter o privilégio de sancionar a lei que garante esse aumento no Dia do Trabalho", destacou Richa, reforçando que o diálogo e a democracia são marcas do novo governo.

O piso estadual foi reajustado em 6,9%. São quatro faixas salariais que variam de R$ 708,14 até R$ 817,78. Os valores foram negociados em reuniões com representantes do governo estadual, dos trabalhadores e do empresariado. O piso salarial paranaense é o maior do Brasil e serve principalmente para regulamentar o salário de categorias profissionais que não tem convenção nem acordo coletivo de trabalho. De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos), o salário mínimo do Paraná tem potencial para atingir 1,3 milhões de trabalhadores.

SOLIDARIEDADE - As comemorações do 1º de Maio Solidário organizado pela Força Sindical começaram às 10 horas deste domingo, com a tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacir José Vitty e pelo padre Reginaldo Manzotti, com a presença do governador e da secretária de estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Uma das atrações do evento foi a presença da dupla Bruno & Marrone. Além do show, o evento foi marcado por um sorteio de brindes com automóveis e motos novos, entre outros produtos. O governador entregou as chaves de um Renault Sandero para Rafaela Cristine Garcia, uma das sorteadas.

Mantendo a tradição dos anos anteriores, os organizadores aproveitam a data para realizar uma campanha de arrecadação de alimentos. Pelo menos metade dos alimentos arrecadados será destinada aos municípios paranaenses afetados por alagamentos em março. Desde 2002, quando foi realizada a primeira edição do evento, mais de 200 toneladas de alimentos já foram arrecadadas.
O evento teve a presença do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e do secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli.


Comentários

As mais visitadas

Sarandi concorre ao Prêmio Gestor Público Paraná

Ordem de serviço autoriza construção de uma nova Unidade Escolar Estadual em Sarandi

Mulher é assassinada e tem galho introduzido nas partes íntimas