730 mil crianças devem ser vacinadas contra paralisia neste sábado no Paraná


Cerca de 730 mil crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil no próximo sábado (18) em todo o Paraná. A meta é vacinar no mínimo 95% das crianças com idade entre zero e cinco anos incompletos. Esta é a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio. A segunda etapa da campanha será no dia 13 de agosto.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do estado das 8h às 17h e em unidades volantes (mercados, praças, shoppings) estruturadas pelos municípios. A relação completa dos postos de vacinação de Curitiba pode ser conferida abaixo.

Em 2010 os índices de vacinação atingiram 97% na primeira etapa e 98% da segunda etapa. Na capital paranaense, a meta é imunizar 108 mil crianças.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. A pólio não faz vítimas em Curitiba desde 1985 e no Paraná desde 1986. Em 1994, o país recebeu da O rganização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.
As crianças devem continuar a receber a vacina pois o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.


Comentários

As mais visitadas

AD Missão Sarandi conta com escola de teologia

PM, namorada e mais duas crianças morrem em grave acidente

Motoristas de carros com câmbio automático podem ganhar CNH específica