PRF prevê reinstalação de radares na Av. Colombo no 1º trimestre de 2012

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prevê a reinstalação de radares de controle de velocidade na Avenida Colombo no primeiro trimestre do ano que vem. Segundo o inspetor Ricardo Pagani, o trabalho será feito a partir de um convênio com a Prefeitura de Maringá, que cederia os aparelhos. “Estamos em fase final no processo de tramitação”, disse ele.

A Secretaria Municipal de Transportes (Setran), porém, não divulgou nenhuma previsão para instalação da fiscalização eletrônica, já que haveria um impasse sobre a atuação de agentes municipais no trânsito na Colombo. A avenida é uma extensão da BR-376 e é uma das vias mais movimentadas de Maringá.

Segundo o diretor de tráfego da Setran, Gilberto Purpur, a prefeitura defende que agentes municipais também realizem fiscalização na avenida, para cuidar de problemas como parada de carros em fila dupla e sobre calçadas. A PRF, no entanto, afirma que esse tipo de parceria não está prevista na legislação interna e que para sua aprovação seria necessárias decisões fora do estado. "Para aprovar a atuação de fiscais teria de abrir outro processo, que dependeria de aprovações em Brasília", explicou Pagani.

O inspetor Pagani explicou que existe um estudo técnico para o projeto de fiscalização na avenida realizado em conjunto com a Setran. Também já foi negociado o processamento das informações dos novos aparelhos com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em reuniões que ocorreram em outubro.

Purpur informou que a cidade conta com 40 aparelhos e que alguns deles poderiam ser rearranjados na Avenida Colombo. Além disso, o município está preparando um edital para adquirir outros 40 radares. Detalhes sobre os repasses do valor arrecadado com as multas também já foram acordados com porcentagens distribuídas entre PRF, Celepar e Departamento de Trânsito (Detran).

Comentários

As mais visitadas

CCJ aprova PEC que exige nível superior para cargos públicos de confiança

Motoristas de carros com câmbio automático podem ganhar CNH específica

Membros do 1º Conselho Municipal da Cultura tomam posse