terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sub-20: Brasil vence Chile e lidera Sul-Americano


O Brasil estreou com vitória no hexagonal final do Campeonato Sul-Americano sub-20. Com dois gols de Neymar, um de Lucas, um de Diego Maurício e outro de Willian, a seleção venceu o time do Chile por 5 a 1. Carrasco descontou para os chilenos.

Com o resultado, os brasileiros passaram a ocupar a liderança do torneio, ficando à frente pelo saldo de gols, critério de desempate da competição.
Jovem de 24 anos é morta a facadas em Sertaneja



Uma jovem de 24 anos foi morta nesta segunda-feira (31) com aproximadamente 20 facadas. Uma equipe da Policia Militar foi acionada por uma denúncia anônima e encontrou o corpo da mulher jogado na estrada PR-160, no acesso à fazenda Correntina, em Sertaneja.

O corpo foi encontrado, seminu, de bruços e com sinais de esfaqueamento. A moça foi identificada como Greicy Kelly de Souza, de 24 anos. Ela seria usuária de drogas e pode ter sido morta em um acerto de contas.
Boletos do IPVA começam a ser entregues no Paraná


Neste ano, por determinação do governador Beto Richa, a fatura volta a ser entregue aos contribuintes pelos Correios.
Além do boleto que chegará nas residências, o site da Secretaria da Fazenda disponibiliza a impressão da fatura.

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista, ou dividido em cinco parcelas. calendário prevê bonificação de cinco por cento para pagamentos à vista.
O desconto só é válido se o pagamento for efetuado no mês de fevereiro.

As datas dos pagamentos do IPVA são determinadas pela numeração final da placa do veículo.
Os prazos para efetuar os pagamentos estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda www.fazenda.pr.gov.br.
Ex-delegado é preso acusado de pedofilia

O delegado aposentado Haroldo Hélio Abilhoa, 63 anos, foi preso no fim de semana, na casa em que vivia no balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Ele era investigado por pedofilia depois que a delegacia local recebeu três denúncias de adolescentes. A Polícia Militar também recebeu informações sobre Abilhoa, enquanto o caso tramitava em segredo de Justiça.

O mandado de prisão temporária de 30 dias foi decretado pela juíza da comarca de Matinhos e cumprido por uma equipe da Operação Viva o Verão. A prisão preventiva também foi solicitada. Ele foi trazido a Curitiba, onde é mantido no Centro de Triagem.

Uma das denúncias partiu de duas irmãs, de 13 e 14 anos, que tiveram a mãe assassinada em Santa Catarina. Depois que o pai delas foi preso, elas se mudaram para a casa de uma tia, no litoral paranaense, e foram atendidas várias vezes pelo Conselho Tutelar. Elas procuraram a polícia e declararam ter recebido propostas sexuais e se envolvido com Abilhoa.

O delegado aposentado é primo do procurador de justiça e ex-coordenador da Promotoria de Investigações Criminais (PIC), Dartagnan Cadilhe Abilhoa, investigado por extorsão em 2007.

O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná, Luiz Cartaxo Moura, não quis comentar o caso. Ele informou apenas que Abilhoa, associado da Adepol, não solicitou apoio jurídico da instituição.

O delegado de Paranaguá, José Sudário da Silva, não foi localizado para dar informações sobre a prisão, e o advogado Leontamar Valverde Pereira, que defendeu Abilhoa em outros casos, também não retornou as ligações da reportagem.
OCORRÊNCIAS ATENDIDAS NA ÁREA DA 1ª CIA / CAMPO MOURÃO


ROUBO À PESSOA
Por volta das 10h10min, a PM compareceu à Rua São Paulo, nº 531, onde vítima, L. L. relatou que após utilizar um caixa no Banco do Brasil, uma pessoa de estatura mediana, magra e com bigode, a abordou e mediante ameaça, e de posse de um canivete, exigiu que a vítima entrasse em um veículo de cor escura. No veículo, o meliante exigiu que entregasse as jóias e o cartão de crédito, o autor do ilícito ameaçava dizendo que a mãe da vítima estava em um outro veículo e se não entregasse os objetos este atentaria contra a integridade física da mesma. Logo após, a vítima foi liberada nas proximidades. Dessa forma, o fato foi registrado e a vítima orientada quanto aos procedimentos a serem adotados, as equipes efetuaram patrulhamento, porém até momento não lograram êxito.

PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Nesta data por volta das 18h55min, a Policia Militar em patrulhamento pela Avenida Pedro Viriato de Souza Filho nº 658, Jd. Aeroporto ao passar por uma lombada ouviu uma forte frenagem de um veículo que quase colidiu na traseira da viatura, assim foi realizada a abordagem ao veiculo GM/ Astra GLS de cor cinza placa CZJ-5256 e notado que o condutor Sr. V. B. de 30 anos, estava em visível estado de embriaguez e sem as mínimas condições de estar dirigindo. Diante do fato foi realizado o teste de alcoolemia e constatado a embriaguez com resultado de 1,41mg/l. Assim foi dada voz de prisão ao infrator e conduzido para a 16ª SDP para a lavratura das medidas pertinentes, já o veiculo após as devidas notificações recolhido ao pátio do 11º BPM.

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL (PANIFICADORA)
Nesta data por volta das 19h10min, a Policia Militar deslocou até a Avenida Comendador Norberto Marcondes nº 1693, Centro, no local a solicitante Sra. E. de F. W. de 34 anos, relatou que estava em seu estabelecimento quando chegou um rapaz magro, pele clara, olhos claros, trajando camiseta cinza, calça jeans, blusa preta amarrada na cintura e de posse de um revolver (antigo), o qual deu voz de assalto e mediante ameaça roubou R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) em notas diversas, na seqüência evadiu sentido ao Jd. Alvorada em uma motoneta Honda Biz de cor vermelha com seu comparsa que aguardava na esquina abaixo, a equipe de posse das características do infrator realizou buscas na região, porém sem êxito, registrado o fato e orientado a vitima.


OCORRÊNCIAS ATENDIDAS NA ÁREA DA 2ª CIA / GOIOERE


ABORDAGEM DE SUSPEITO: Nesta data por volta das 09h00min, na Rua Rosa Shimizu, 385, Jardim Primavera, a equipe do serviço reservado recebeu uma ligação anônima, dando conta que o veículo DEL REY, utilizado no Roubo ao veículo COROLA, no dia 18/01/2011, estava no endereço acima descrito, onde reside o pai da pessoa de M. A. da S. 33 anos, vulgo “Toquinho” que é proprietário do referido veiculo, que foi apreendido e seu proprietário encaminhado a 14ª DRP para procedimentos cabíveis.

FURTO: Nesta data por volta das 17h00min, na Avenida Francisco Scarpari, s/n, centro, a vítima Jean da Silva Machado, 18 anos, informou que deixou a sua bicicleta marca Monark, modelo Coli, defronte a uma referida Loja de vestuário e adentrou a mesma, após uns vinte minutos ao retornar constatou que a bicicleta havia sido furtado.


OCORRÊNCIAS ATENDIDAS NA ÁREA DA 3ª CIA / CIANORTE

CONTRABANDO/DESCAMINHO: Por volta das 13h20min, policiais militares, através de solicitação anônima deslocaram em uma propriedade na PR 082, rodovia de acesso à cidade de São Tome, onde conforme denuncia teriam escondido quatro veículos sujos com placas de São Paulo no local, onde foi localizado uma GM/MONTANA, placas EDD 5649 de Vinhedo SP, carregado com aproximadamente 35 caixas de cigarro e peças para antenas, uma VW/PARATI, de placas AFA 0123 de Toledo PR, carregada com aproximadamente 30 caixas de cigarros, uma FIAT/STRADA, de placas ETT 9000 de Campinas SP, carregada com material de informática e o GM/Vectra de placas GDI 9999 de Areiopolis SP, carregado com módulos automotivos, auto falantes, equipamentos de informática e telefones sem fio, todos os veículos carregados com mercadorias oriundas do Paraguai, diante dos fatos os veículos e mercadorias foram entregues na Receita Federal e os condutores e passageiros sendo cinco homens e uma mulher, encaminhados a Policia Federal de Maringá para as demais providencias, ficando o veiculo GM/Vectra recolhido no pátio da 3ª Cia. a disposição da Policia Federal, devido o mesmo ter apresentado problema mecânico.

ROUBO DE MOTOCICLETA SEGUIDO DE RECUPERAÇÃO E PRISÃO: Por volta das 22h10min a Central de Operações da 3ª Cia/11º BPM foi informada pela vítima, de 19 anos, que, juntamente de sua namorada, a adolescente 16 anos, encontravam-se em um banco da Praça João XXIII, imediações da Igreja Matriz, ocasião em que dois meliantes, um deles armado com revólver, abordaram o casal e após anunciarem um assalto tomaram a motocicleta HONDA/CG 150 TITAN, cor preta, placa DOW 9525 de Cianorte, porém uma equipe policial em patrulhamento pela Rua Vinícius de Moraes avistou a referida motocicleta, conforme repassado pelo COPOM, ocupada por dois jovens, conseguindo em seguida aborda-la no cruzamento com a Rua Pixinguinha, ocasião em que foram identificados seus ocupantes, sendo um adolescente de 17 anos, e um individuo de 18 anos, que, mesmo confessando a autoria do crime foram encaminhados à Sede da Polícia Militar e reconhecidos pelas vítimas como autores do roubo, quanto a suposta arma não foi encontrada. Diante dos fatos a motocicleta, as vítimas e os infratores foram encaminhados à Delegacia de Polícia para Lavratura do Flagrante Delito e demais providências policiais.



Osmar Dias pode ser candidato a prefeito em Maringá


O senador Osmar Dias (PDT) não foi convocado para compor o ministério da presidenta Dilma Rousseff como esperava. Magoado, ele estaria se sentido traído pela própria direção nacional do partido, que emplacou o presidente da legenda, Carlos Lupi, no Ministério Trabalho e nada mais. O senador pedetista, que hoje cumpre o último dia de mandato, estaria propenso a deixar a sigla nos próximos meses.

A “Rede PDT”, órgão de divulgação do partido, destacou ontem essa possibilidade de Osmar trocar de agremiação. Segundo o boletim distribuído pelo PDT, Osmar estaria pensando disputar a prefeitura de Maringá, onde ele tem domicílio eleitoral.

Para qual partido iria o senador “traído”? Especula-se que desembarcaria de mala e cuia no PMDB do senador eleito Roberto Requião. A movimentação dos peemedebistas maringaenses é intensa para cooptar o espólio do PDT e armar-se no jogo eleitoral de 2012.

O prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, que de bobo não tem nada, já arregalou o olho em cima do cargo de presidente estadual do PDT. Poderá herdar a direção do partido, caso Osmar se filie ao PMDB. Agora, se a incompatibilidade política entre Osmar e Lupi for aprofundada a mudança na direção do PDT poderá ocorrer ainda no próximo mês de março.

Maringá violenta

Pai e filho são baleados durante tentativa de assalto no Jd. Novo Horizonte


Pai e filho foram baleados durante uma tentativa de assalto, por volta das 15h desta segunda-feira (31), na Rua Monte Carlo, no Jardim Novo Horizonte, próximo à região central de Maringá.

De acordo com as informações, os assaltantes chegaram à residência e deram voz de assalto a uma das moradoras. Ela tentou fugir, correndo para os fundos. O pai e o irmão dela apareceram e acabaram sendo atingido por tiros.
De acordo com a Polícia Militar, Guenther Meyer, 56 anos, foi atingido por quatro projéteis, no tórax, no abdômen e no braço; já Luiz Gustavo Meyer, 25 anos, foi atingido por outros dois, no rosto e no braço.

Eles foram socorridos e encaminhados para o Hospital Metropolitano, em Sarandi (a 10 quilômetros de Maringá). Por volta das 16h30, eles passavam por exames de Raio-x. A PM disse que eles não correm risco de morte.

Gomes acrescentou, ainda, que os assaltantes fugiram sem levar nada. Policiais civis e militares fazem rondas em vários bairros da cidade, na tentativa de encontrá-los.



Silvio Santos vende sua parte do Panamericano

O BTG Pactual vai pagar R$ 450 milhões pela participação do empresário Silvio Santos no banco Panamericano. Além disso, já está acertado que a Caixa Econômica Federal (que tem 49% do capital do banco) e o próprio BTG vão garantir linhas de financiamento para que o banco continue funcionando.

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que já emprestou R$ 2,5 bilhões para Silvio cobrir o rombo descoberto pelo Banco Central no ano passado, deve colocar mais dinheiro para tapar o buraco adicional, estimado em R$ 1,5 bilhão. Os detalhes devem ser divulgados nas próximas horas.

O empresário Silvio Santos chegou no final da tarde desta segunda à sede do banco de André Esteves, na região da Avenida Faria Lima, em São Paulo, para assinar a venda de sua participação no Panamericano.

Pessoas que participam da operação afirmam que Silvio sairá livre de dívidas e com seus ativos liberados.



Policia Militar do Paraná Comando do Policiamento do Interior Quarto Batalhão de Policia Militar


Ocorrências do setor policial em Sarandi

DANO
01/02/2011 01:40
LOCAL: MARECHAL DEODORO, R, JARDIM INDEPENDENCIA, SARANDI
VÍTIMA: G. C. D. S. 32 anos
SEGUNDO O SOLICITANTE ESTACIONOU SEU VEÍCULO CELTA PLACA ALW-8533 EM FRENTE A CASA DE SUA NAMORADA, QUANDO
OUVIU UM BARULHO E CONSTATOU QUE FOI QUEBRADO O VIDRO TRASEIRO POR ALGUÉM COM UM TIJOLO QUE SE EVADIU EM UMA
MOTO.

FURTO QUALIFICADO
31/01/2011 10:30
LOCAL: JOSE DE ALMEIDA, RUA, PARQUE INDUSTRIAL, SARANDI
VÍTIMA: V. D. S. 41 anos
FURTADO: NAO DEFINIDO 01 MEDIDOR DE LUZ
FURTADO: FIAÇAO ELETRICA 50 METROS CABO DE COBRE
A INFORMAÇÃO DO SOLICITANTE É DE QUE HAVIAM ADENTRADO AO POSTO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS E DE ONDE SUBTRAIRAM
OS OBJETOS CONSTANTES NO ROD.

SEM ILICITUDE - INFRAÇÃO DE TRÂNSITO
31/01/2011 20:05
LOCAL: EUCLIDES DA CUNHA, CENTRO, SARANDI
APREENDIDO: MOTOCICLETA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO AN-8246
A VTR AO APROXIMAR-SE DE UMA MOTOCICLETA, ESTA APREENDEU EM FUGA, AO CONSEGUIR A ABORDAGEM CONSTATOU-SE O
CONDUTOR NÃO SER HABILITADO E VEÍCULO COM DÉBITOS, RECOLHIDO A 86ª CIRETRAN.
Agência do Trabalhador oferece Curso de Auxiliar de Eletricidade Predial em Marialva

A Agência do Trabalhador de Marialva está com inscrições abertas para o Curso de Auxiliar de Eletricidade Predial, oferecido gratuitamente pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio da Secretaria Estadual do Trabalho.

Estão sendo oferecidas 25 vagas. Os candidatos devem ter acima de 16 anos e possuir a 4ª série do ensino fundamental.

As aulas terão início no dia 16 de fevereiro, das 19:00 às 22:30 horas, e acontecerão de segunda a sexta-feira, com duração de dois meses.

Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador na Rua Vitória Bornia, nº 29 – centro, com xérox do RG, CPF e comprovante de residência.

Beto Richa assina portaria que facilita acesso ao crédito rural


O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (31) uma portaria que estabelece o termo de auto-declaração de uso independente de outorga de recursos hídricos. A medida beneficia mais de 400 mil propriedades rurais de pequeno porte do Paraná. A portaria desburocratiza e torna mais rápido o processo de emissão de autorização para captação de água, necessário em pedidos de financiamento junto a instituições financeiras.

O termo de auto-declaração de uso independente de outorga é válido para as captações e derivações não tratadas até o limite de 43 mil litros de água por dia, considerada como de uso insignificante, nos termos de resoluções da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A medida conta com a parceria do Banco do Brasil, Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Sistema Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Com a medida, o próprio produtor declara que faz uso de pouca água para suas atividades e apresenta ao banco, que não mais pedirá uma outorga definitiva. E as instituições financeiras, após a aprovação e liberação do financiamento, entregarão ao Instituto das Águas do Paraná uma via original do termo de auto-declaração de uso independente de outorga para fins de cadastramento, fiscalização e controle quantitativo e qualitativo do uso da água no âmbito do estado do Paraná, de forma a promover o efetivo exercício do direito de acesso á água.

“Estamos desburocratizando e facilitando a vida do pequeno agricultor”, disse o governador. “Esta é mais uma medida que demonstra a atenção especial que o agricultor terá em nosso governo, pela importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou.