terça-feira, 24 de maio de 2011

Violência

Adolescente é baleado durante briga em Sarandi

Um adolescente de 15 anos foi baleado, na madrugada desta terça-feira (24), em Sarandi. De acordo com a Polícia Militar, três adolescentes brigaram na Avenida Cuiabá, no Jardim Gralha Azul. Durante a briga, um deles disparou um tiro e acertou o adolescente.

Ainda segunda a polícia, o adolescente foi baleado nas costas. Ele foi socorrido pelo Siate e encaminhado ao Hospital Metropolitano de Sarandi, onde permanecia, por volta das 7h15 desta terça, em observação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os outros dois adolescentes fugiram e não foram encontrados pela polícia.
Marialva

Índice de infestação do mosquito da dengue em Marialva diminui consideravelmente

O Governo Municipal de Marialva, através da Secretaria de Saúde, informa que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti baixou sensivelmente. O resultado positivo só foi possível graças às ações estratégicas do poder público e o apoio da população.

No último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira) na cidade, realizado neste mês de maio, o índice apontou 2,4%. Na medição anterior, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro, o índice chegou a 7,4%. O levantamento do Lira é realizado a cada ciclo de visitas dos Agentes de Combate a Endemias.

A Secretária de Saúde de Marialva, Dulcinéia Pierini, solicita que a comunidade continue colaborando. “Ao mesmo tempo em que podemos comemorar, não devemos esmorecer. Todo cidadão deve manter-se vigilante e continuar colaborando para que possamos manter o baixo índice e, se possível, chegarmos ao ideal de zerá-lo. Trabalhamos de forma incansável, seguindo orientação do Prefeito Deca, que está licenciado, e do Prefeito em Exercício, Evandro Araújo”, disse.

De acordo com o Coordenador de Controle e Combate à endemias, Antonio Dacanal, o saldo positivo do levantamento é resultado das ações de combate ao mosquito da dengue e a colaboração da população em não manter objetos que acumulem água em suas residências e estabelecimentos. "É uma situação excelente. Período que ainda não apresentou queda significativa de temperatura e mesmo assim já há um menor índice do mosquito em Marialva", comentou.

Uma média de 50% dos criadouros do Aedes aegypti foi encontrada em vasos, frascos com água e pratos com garrafas de vidro. Cerca de 40% em sucatas e material descartável e 10% em tanques em obras, borracharias, lages e piscinas.

Localização

Criadouros foram detectados nos seguintes bairros: Parque das Palmeiras (02), Vila Messias (01), Vila Antonio (01), Jd. Planalto (01), Km. 113 (01), Conj. Keiji Watanabe (01), Conj. João de Barro (01), Jd. Shenandoá (01) e Vila Brasil (01).

Números

Em 2011 o município notificou 88 casos suspeitos da doença; 75 foram negativados; 10 foram confirmados (sendo 02 importados); e 03 aguardam resultado.

Sarandi

Rede de Esgoto do centro começa, a ser ampliada

O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental Águas de Sarandi, atende a população com serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário. Numa parceria com a Funasa, a autarquia esta aumentando o sistema de esgoto sanitário em várias ruas do centro de Sarandi garantindo melhoria e inovação no que se refere ao abastecimento de água e esgoto. Serão implantados 5.800 metros de rede de esgoto e os custos, R$ 500 mil, serão divididos ao meio pela autarquia e a Funasa.


Segundo o prefeito Carlos de Paula, hoje apenas algumas ruas do centro contam com o serviço de esgoto. “Esta obra será feita através de um convênio que firmamos com a Funasa, e nada tem haver com a obra que esta parada, que estava sendo feita através do Programa de Aceleração do Crescimento, que teve o contrato com a empreiteira rompido. Esta obra deve começar dentro dos próximos dias e vai beneficiar boa parte da área central da cidade.


Audiência Pública em Araruna

O Prefeito do Município de Araruna, Estado do Paraná, convida a população ararunense para participar da Audiência Pública para Prestação de Contas do Município, relativo ao 1º Quadrimestre do exercício de 2011, para avaliação dos cumprimentos das Metas Fiscais, a qual será realizada no dia 25 de Maio de 2011 às 19h00min, nas dependências do Plenário da Câmara Municipal, situado na Praça Nossa Senhora do Rocio, 390, Centro.
Câmara de Sarandi Aprova em primeira discussão Projeto do Funrebom


Na tarde desta segunda-feira (23), foi realizada a sessão ordinária da Câmara de vereadores de Sarandi, sendo que na oportunidade vários requerimentos e projetos, foram deliberados.

Dentre os projetos, foi aprovado em primeira discussão, o projeto que autoriza o prefeito Carlos de Paula a utilizar 350 mil reais do Fnrebom, dinheiro este do Corpo de Bombeiros que será utilizado para equipar a Guarda Municipal.

Serão necessárias mais duas votações, para que o dinheiro possa ser gasto.

Serão adquiridos 5 automóveis e 6 motocicletas, além de outros investimentos para equipar a guarda, que terá sede no jardim Panorama.

Dos vereadores presentes, apenas o vereador Aparecido Bianco ( PT ), votou contrário. A ausência na sessão ficou por conta do vereador Reginldo que não justificou.

O chefe da Guarda Municipal Paulo Kung-Fu, disse que no dia da inauguração da Guarda, vai mandar fazer uma faixa com o nome de todos os vereadores que aprovaram o projeto e também o nome dos que foram contra a utilização do dinheiro do Funrebom.