terça-feira, 16 de agosto de 2011

Maringá


Empresário é condenado por divulgar fotos da ex na internet


O empresário de Maringá, Eduardo Gonçalves da Silva, foi condenado à pena de um ano, 11 meses e 20 dias de detenção por ter publicado na internet fotografias da ex-namorada Rose Leonel, tiradas nos momentos de intimidade do casal.


Para a juíza Lilian Romero, ele cometeu os crimes de difamação e injúria, tipificados, respectivamente, nos artigos. 139 e 140 do Código Penal. A pena, no entanto, foi substituída por duas restritivas de direito, ou seja, prestação de serviços comunitários e pagamento de R$ 1.200,00 à vítima, mensalmente, pelo prazo correspondente à duração da pena de detenção. Fonte: O Diário
Paraná receberá sete novos Campus do Instituto Federal


No contexto da terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a presidenta Dilma Roussef anunciou, na manhã desta terça-feira (16), a criação de mais sete câmpus para o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Receberão as novas unidades os municípios de Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Capanema, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva. A consolidação das novas unidades está prevista para ocorrer nos próximos três anos.

Cada uma dessas prefeituras têm 150 dias para comprovar que está apta a receber o câmpus, informando as contrapartidas necessárias, que incluem, entre outros itens, a transmissão da posse de terreno de, pelo menos, 60 mil m². Caso os requisitos mínimos não sejam apresentados, os recursos para a criação do(s) câmpus serão repassados a outros municípios.

Cada uma das novas unidades receberá do Ministério da Educação (MEC) a estrutura mínima para o seu funcionamento: 60 professores, 45 técnicos administrativos e os recursos necessários para a implantação, cargos e funções.

“A expectativa é a de que até 2014 tenhamos, no total, 20 câmpus funcionando com toda a capacidade”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo.

Unidades Descentralizadas - Os institutos federais poderão ainda criar unidades descentralizadas, localizadas nos territórios da cidadania. Cada unidade terá em torno de 20 professores e cinco técnicos administrativos e ofertará, prioritariamente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são voltados à capacitação profissional; cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD) e cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, modalidade pela qual os alunos recebem formação profissional no contraturno escolar.

No Paraná, o primeiro território a ser contemplado com uma unidade descentralizada será o da região da Cantuquiriguaçu, que reúne 20 municípios do Médio Centro Oeste do Paraná.

A expansão anunciada nesta terça-feira prevê a implantação de 120 unidades dos institutos federais até 2014. Outros 88 câmpus, já em construção, deverão ser entregues até o final de 2011, totalizando 208 novas unidades nos próximos três anos.
TRANSEG muda estacionamento em Sarandi

Já esta em funcionamento em Sarandi as novas regras para o estacionamento na Avenida Rio de Janeiro. A mudança faz parte do projeto do Gabinete de Gestão de Trânsito e Segurança Pública de Sarandi (TRANSEG), em melhorar a mobilidade do trânsito da cidade.

Segundo Paulo de Souza Prado, comandante do TRANSEG, agora não é mais permitido o estacionamento dos dois lados da avenida, só é permitido estacionar do lado direito, no sentido Colombo, Bairro. “As mudanças foram feitas, depois que nós consultamos os moradores e comerciantes. Já sentimos que houve uma melhora significativa neste trecho, estamos orientando os motoristas, que não é mais permitido estacionar dos dois lados da avenida mais a partir dos próximos dias a policia militar vai começar a multar os motoristas que insistirem em estacionar no local”.

Paulo, conta que o sinaleiro que foi instalado nos cruzamento da Avenida Rio de Janeiro com a Ademar Bornia, esta ligado mais ainda apenas a luz de alerta, e que dentro de uma semana ele deve estar funcionando. “Espero que estas medidas resolvam os problemas, definitivamente do trânsito neste local. Vamos mudar também o estacionamento nas Avenidas Montreal e Cuiabá, da mesma maneira que fizemos com a Rio de Janeiro”.

Alem destas mudanças o comandante da TRANSEG também pretende trabalhar na educação dos sarandienses, e vai aproveitar a semana do trânsito, que será de 18 a 25 de setembro para fazer blitz educativas, distribuição de folhetos. “Temos ações para todos os dias, vamos trabalhar em conjunto com a Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, o Conseg e o Corpo de Bombeiros. Este é apenas o começo das ações da TRANSEG, tão logo nós estejamos com os nossos guardas municipais e todo o nosso efetivo, vamos poder realizar mais ações para melhorar o trânsito complicado de Sarandi”.
Sarandi


Cilas Moraes nome forte para vice-prefeito


As eleições estão se aproximando e as especulações são muitas em relação sobre quem será vice de quem.

A verdade é que um dos nomes que se destaque no cenário político Sarandiense para vice-prefeito, é o do vereador Cilas Moraes até então do DEM (Democratas).

De todos os nomes comentados para tal cargo, o do Cilas tem ganhado força nos bastidores da política.

Na verdade Cilas pelo jeito, ajudaria e muito qualquer candidato a prefeito a alcançar o posto mais alto do município que é o executivo.

Richa anuncia contratação de 10 mil policiais e mais verba para segurança


O governo do Paraná anunciou a contratação de dez mil policiais e o aumento do orçamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) na manhã desta terça-feira (16), quando foi lançado o programa Paraná Seguro. O objetivo é ampliar os recursos destinados à segurança pública, aumentar o policiamento nas ruas e melhorar o atendimento à população. A cerimônia contou com a participação do governador Beto Richa (PSDB) e do secretário de segurança pública, Reinaldo de Almeida César. O dinheiro para as ações virá do Tesouro do Estado, União, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Dos dez mil policiais que serão contratados, oito mil vão integrar o quadro da Polícia Militar (PM) e dois mil irão para a Polícia Civil. De imediato, o governo pretende convocar os dois mil candidatos aprovados para o concurso da PM realizado em 2009. Destes, 500 devem formar o Batalhão de Fronteira, que ficará responsável por fiscalizara região fronteiriça do estado. Também serão contratos 670 aprovados para o cargo de investigador, no último concurso da Polícia Civil. Ainda será aberto um concurso público para o preenchimento de 40 vagas de delegados. Com isso, todas as comarcas do Paraná terão um delegado responsável.

Richa anuncia contratação de 10 mil policiais (mais detalhes aqui)

Repórter equatoriana pede autógrafo no bumbum em pleno gramado


ACIS Associação Comercial e Empresarial de Sarandi entrega documento ao presidente da Câmara que pede a manutenção no número de vereadores


Na sessão da Câmara de vereadores de Sarandi desta segunda-feira (15) o assunto aumento de vereadores voltou a ser discutido.

Durante a sessão estiveram presentes naquela casa de leis, associações de moradores e a diretoria da ACIS Associação Comercial e Empresarial de Sarandi.

Na oportunidade, o presidente da ACIS Orfeu Casagrande entregou ao presidente da Câmara Rafael do Povão, um documento contendo várias assinaturas de diversas associações, igrejas dentre outras contra o aumento no número de vereadores.
Prefeito vai a Curitiba cobrar segurança para Sarandi

O Prefeito de Sarandi Carlos Alberto de Paula Junior e o Deputado Estadual Dr. Batista vão se reunir nesta quarta feira (17) de agosto em Curitiba com o Secretario da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César. Eles vão cobrar o que foi prometido para a segurança de Sarandi quando foi instalada a 4ª Companhia do 4º Batalhão da PM.

A sociedade organizada, vereadores e demais autoridades municipais estão se organizando para bloquear a BR-376, como forma de pressionar o governo do Estado a destinar para o município viatura e equipe das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), que foram prometidas no ano passado, liberadas pelo comando Geral da Polícia Militar e que estão em Maringá. O objetivo é paralisar o trânsito por um dia inteiro. A manifestação ainda não tem data definida. O protesto depende da resposta do Secretario.

De Paula afirma que a intenção dos moradores de Sarandi, é lutar por segurança. ”Não podemos ficar indiferentes ao que vem acontecendo aqui com os nossos jovens. Não temos como tolerar mais tanta insegurança, não vamos continuar com medo nem que para isto tenhamos que tomar medidas radicais. Nós vamos exigir o que é nosso por direito”.

A manifestação ainda não tem data definida. O protesto depende da resposta que o prefeito receber do secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, na audiência marcada para a próxima quarta-feira, em Curitiba. No encontro, De Paula estará acompanhado de deputados da região.
Prefeitura de Sarandi lança Programa de Recuperação Fiscal

A Câmara Municipal de Sarandi aprovou e a Prefeitura sancionou o lançamento do Refis 2011 - Programa de Recuperação Fiscal do Município - para contribuintes em débito com o IPTU -Imposto Predial e Territorial Urbano, ISS - Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, Alvará e Autos de Infração.O inicio do programa será no dia 26 de agosto, durante a realização do Programa Paraná em Ação que vai ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto em Sarandi e se estenderá ate 23 de dezembro de 2011.

Para o pagamento à vista, em até 12 parcelas o contribuinte terá redução de 100% de multa e juros de mora. O Refis beneficia pessoas físicas e jurídicas que possuam débitos em atraso, com o município. A adesão só poderá ser feita mediante assinatura de contrato de parcelamento entre o contribuinte e a prefeitura.

Para o prefeito Carlos Alberto de Paula Junior, a arrecadação de impostos municipais permite à administração realizar uma série de melhorias. Como exemplo, ele cita a construção e reforma de creches e as obras de recapeamento de vias públicas, entre outras realizações.

Os contribuintes têm no Refis a oportunidade de colocar as contas em dia antes do procedimento fiscal. Segundo De Paula no próximo ano o IPTU sofrerá redução de valor, com diminuição na taxa do lixo.