quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Irregularidades aumentam seguro obrigatório em 11%, diz TCU

O TCU (Tribunal de Contas da União) avaliou que o DPVAT, seguro obrigatório pago por todos os proprietários de veículos do país, está ficando mais caro ano a ano por causa de irregularidades e falta de controle nos gastos das seguradoras que administram os recursos.

E que, se nada for feito, poderá aumentar em média 11% ao ano nos próximos cinco anos para os veículos de passeio e até 21% para outras categorias.

O seguro é usado para indenizar pessoas que sofreram acidentes de automóvel em todo o país.

Desde 2007, o DPVAT é administrado por um "pool" de cerca de 70 seguradoras. Elas criaram uma empresa específica, de nome Consórcio Seguradora Líder, que recebe os recursos pagos pelos proprietários dos carros.

Quando há acidente, a Seguradora Líder repassa recursos para as seguradoras, por sua vez, repassarem as indenizações aos acidentados.

A Líder é remunerada com 2% do faturamento do DPVAT, descontados os repasses a órgãos públicos e suas despesas administrativas. Em 2010, o valor chegou a R$ 5,8 bilhões. Nos últimos 4 anos, o valor arrecadado de DPVAT passou a ser o triplo do que é pago com indenizações. Até 2005, a média é que o valor arrecadado era o dobro do pago a acidentados.

Para o tribunal, a Líder está inflando as despesas para lucrar mais. Uma das constatações é que o consórcio está pagando indenizações antigas que deveriam ser assumidas pelas seguradoras.

A consequência do aumento das despesas do DPVAT é que o valor pago pelos proprietários de veículos vem aumentando sucessivamente e a tendência deverá ser a mesma nos próximos cinco anos. Em 2011, o valor do DPVAT foi de R$ 96,63 por veículo de passeio mais custo bancário.

"O Seguro DPVAT sofreu reajuste em 7 dos 10 anos [2000 a 2010]", informa o relatório prevendo mais aumentos. "A Susep (Superintendência de Seguros Privados) tem levantamentos que apontam a necessidade de reajuste sucessivos para amortização de déficit causado pela projeção de aumento das ações judiciais para os próximos 5 anos".

O Tribunal deu 90 dias para a Susep fiscalizar a seguradora Líder.

Com informações: Folha de São Paulo
Delegacia de Sarandi pode ser interditada por casos de tuberculose

A delegacia de Sarandi (na Região Metropolitana de Maringá) corre risco de ser interditada. A confirmação foi dada na manhã desta quarta-feira (7) pelo delegado José Maurício de Lima. Segundo ele, existe a suspeita de que pelo menos três detentos estariam com tuberculose. Equipes da Secretaria de Saúde do município e da 15ª Regional de Saúde estarão no local para fazer novos exames.

“A prefeitura recebeu informação que teria identificado casos de tuberculose e a Vigilância Sanitária virá fazer os exames. Só depois disso é que teremos um parecer”, explicou. A assessoria de comunicação da administração municipal informou que se o problema for constatado, a interdição deve ocorrer até a próxima sexta-feira (9).

A carceragem da delegacia tem capacidade para 60 presos, mas atualmente conta com cerca de 170 detentos. Além da superlotação e dos possíveis casos de tuberculose, o local também enfrenta uma infestação de ratos e vários criadouros do mosquito da dengue, principalmente no pátio, que está com veículos apreendidos há anos.
PRF prevê reinstalação de radares na Av. Colombo no 1º trimestre de 2012

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prevê a reinstalação de radares de controle de velocidade na Avenida Colombo no primeiro trimestre do ano que vem. Segundo o inspetor Ricardo Pagani, o trabalho será feito a partir de um convênio com a Prefeitura de Maringá, que cederia os aparelhos. “Estamos em fase final no processo de tramitação”, disse ele.

A Secretaria Municipal de Transportes (Setran), porém, não divulgou nenhuma previsão para instalação da fiscalização eletrônica, já que haveria um impasse sobre a atuação de agentes municipais no trânsito na Colombo. A avenida é uma extensão da BR-376 e é uma das vias mais movimentadas de Maringá.

Segundo o diretor de tráfego da Setran, Gilberto Purpur, a prefeitura defende que agentes municipais também realizem fiscalização na avenida, para cuidar de problemas como parada de carros em fila dupla e sobre calçadas. A PRF, no entanto, afirma que esse tipo de parceria não está prevista na legislação interna e que para sua aprovação seria necessárias decisões fora do estado. "Para aprovar a atuação de fiscais teria de abrir outro processo, que dependeria de aprovações em Brasília", explicou Pagani.

O inspetor Pagani explicou que existe um estudo técnico para o projeto de fiscalização na avenida realizado em conjunto com a Setran. Também já foi negociado o processamento das informações dos novos aparelhos com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) em reuniões que ocorreram em outubro.

Purpur informou que a cidade conta com 40 aparelhos e que alguns deles poderiam ser rearranjados na Avenida Colombo. Além disso, o município está preparando um edital para adquirir outros 40 radares. Detalhes sobre os repasses do valor arrecadado com as multas também já foram acordados com porcentagens distribuídas entre PRF, Celepar e Departamento de Trânsito (Detran).
Inscrições para o Natal Brilhante de Sarandi já podem ser feitas

A Administração Municipal de Sarandi convida todos os moradores e comerciantes a participarem da campanha Natal Brilhante de Sarandi. Casa e comércio decorados ganham prêmios, os três primeiros colocados serão premiados com TVs de Led. Inscrições pelo fone: 3905-1888 e 3035-0031.

A promoção é da Prefeitura Municipal de Sarandi, Câmara Municipal, Autarquia Águas de Sarandi e Associação Comercial de Sarandi.

Com informações: Assessoria de Comunicação de Sarandi
Chegada do Papai Noel acontece nesta sexta-feira em Marialva


O Papai Noel já embarcou em seu trenó, direto da Lapônia, com destino a Marialva. O velhinho barbudo usando roupa vermelha confirmou sua chegada para sexta-feira, 09 de dezembro, às 20 horas, na Praça Santos Dumont - centro, que está sendo toda decorada.

Cristina Jacometo, Diretora de Turismo, promete inovar na decoração natalina deste ano. “Podem aguardar as novidades que estamos preparando com muito carinho. Com toda certeza a população vai gostar”, afirmou.

A atividade é realizadoa desde o primeiro ano do mandato do Prefeito Deca. “A nossa expectativa é que muitas pessoas participem do evento. Esperamos que os visitantes realmente entrem no clima natalino e estejam com o coração repleto de alegria, harmonia, paz e solidariedade”, disse Deca.

O evento recebe o apoio da empresa BS`Bios Marialva.

Com informações:Assessoria de Imprensa  de Marialva