segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Prefeito mais jovem é de Minas Gerais





Antonio Pinheiro Neto é daquelas pessoas que desde pequeno já sabe o que vai querer fazer da vida. Nascido em uma família de políticos, ele, aos 21 anos, acaba de ser eleito prefeito da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Meu pai foi prefeito três vezes. Nasci no primeiro mandato. Cresci no meio político. Já fui secretário de Planejamento e tenho um contato muito forte com a população”, disse. Ele é o prefeito eleito mais novo de Minas Gerais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE).Pinheirinho, como ele é conhecido, ainda não terminou a faculdade de direito e diz que esse é um dos objetivos daqui para frente. “Quero honrar os meus quatro anos de mandato e fazer valer à pena a confiança do povo em mim. A saúde é o maior desafio”, falou.O pai, Antonio Pinheiro, e tio, Dinis Pinheiro, do prefeito também ingressaram na carreira política muito novos. “Ser jovem não é defeito e sim uma qualidade. Temos uma disposição maior para trabalhar. Meu pai foi o prefeito mais novo do estado na época dele também. O meu tio o deputado mais jovem”, explicou. Pinheirinho, do PP, foi eleito com 43,71% dos votos ou 33.065. O segundo colocado foi Paulo Telles, do PMDB, com 29,78% ou 22.527 dos votos. O novo prefeito se diz preparado para o novo desafio. “Estou com ânimo para ajudar a população. Ninguém faz nada sozinho. Tenho uma equipe muito boa. O mais importante é a participação popular. Ouvir as pessoas é fundamental”, disse.

Candidata de 17 anos é eleita vereadora





Gislaine Ziniotto entrou para a política muito cedo, literalmente. Ainda no terceiro ano do Ensino Médio, a moça de 17 anos elegeu-se ontem vereadora no município de Ipê, nos Campos de Cima da Serra, com a maior votação da cidade, com 335 votos. Ela poderá assumir o cargo, porque em 1º de janeiro de 2013, data da posse, completará os 18 anos – idade mínima exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como não poderia deixar de ser, a política da futura vereadora pelo PT é voltada aos jovens. “A gente veio com toda uma força diferente, querendo provar que a gente sabe fazer política e não politicagem”, afirmou ela. “A gente tem pulso firme, uma coragem e uma determinação que é só nossa. Queremos ter o nosso espaço, sim”, acrescentou. Ela pretende criar uma secretaria especial para a juventude de Ipê, além de incentivar ações de cultura e lazer no município. Também pretende lutar pela passagem gratuita de ônibus universitário e a criação de um distrito industrial. Pai de Gislaine, Gismar Ziollioto, respaldou a filha: “Ela é jovem, mas tem a cabeça já feita, de adulto. Ela tem muitas ideias boas. A gente vê que ela está preparada e pronta para encarar essa política do dia a dia”, garantiu.

Horário de verão começa dia 21; relógio deverá ser adiantado

O horário de verão começa à 0h do próximo dia 21, domingo, quando os relógios devem ser adiantados uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia. A medida vai vigorar até 17 de fevereiO principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 18h às 21h. Na última edição, a economia foi de 4,6%, de acordo com o relatório da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança. De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.ro de 2013.

Em Natal Professora que exibiu holerite em protesto é eleita vereadora






De celebridade instantânea na internet a vereadora mais votada em Natal (RN). A professora potiguar Amanda Gurgel, 31 anos, teve uma carreira meteórica em pouco mais de um ano e meio. Integrante do corpo docente municipal e estadual no Rio Grande do Norte, ela agora parte para o desafio de exercer o cargo de vereador com mais de 8,6% dos votos válidos – o mais alto índice atingido pelos candidatos às câmaras municipais de todas as capitais do país.Ela alcançou projeção nacional em maio do ano passado, quando foi publicado no You Tube um vídeo em que criticava a situação dos professores no país. Conquistou assim o status de celebridade da internet em razão de um depoimento dado em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Até hoje, o vídeo já foi visualizado 2,2 milhões de vezes. Em junho de 2011, esteve em Brasília para acompanhar uma sessão da Comissão de Educação da Câmara. Na época, disse que não tinha tempo para pensar se aproveitaria o status alcançado com o desabafo gravado na câmara local. Porém, já vinha viajando com o presidente nacional do PSTU, Zé Maria, participando de movimento de proUm ano depois, decidiu se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal de Natal pelo PSTU. Deu certo. Amanda obteve uma votação acachapante pela coligação Frente Ampla de Esquerda. Até agora, com 99,45% dos votos apurados, ela teve o apoio de 32.716 eleitores (8,61% dos votos válidos). Seu desempenho foi ainda maior do que o simulado em pesquisas de opinião, que projetavam 25 mil votos para a socialista. Além de garantir sua vaga, conseguiu outras duas para candidatos de sua coligação, que também contou com o apoio do Psol. Sandro Pimentel (Psol) recebeu 1.392 votos, enquanto Marcos do Psol (Psol) teve 714, de acordo com os números disponíveis até agora. Depois de Amanda, o candidato mais votado na cidade foi Rafael Motta (PP), com 9.397.


Este é o vídeo da época