quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sarandi registra o primeiro homicídio do ano

O município de Sarandi, região metropolitana de Maringá, registrou na tarde desta quarta-feira (2) o primeiro homicídio do ano. Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros e outro de 16 anos baleado. A informação inicial era de que os dois haviam sido mortos quando, na verdade, uma das vítimas foi encaminhada em estado grave ao Hospital Metropolitano. O crime aconteceu por volta das 16 horas na Rua Emílio Ângelo Panasol, no centro de Sarandi, em um conjunto de moradias que pertencia a antiga Rede Ferroviária Federal (RFF). Maicon Deivid Santos Camargo - também conhecido como Diguinho - e o amigo de 16 anos - que, segundo a polícia, eram usuários de drogas - estavam no quintal dos fundos da casa número 8 conversando quando o atirador chegou ao local. Pela fechadura da porta, a mãe de Maicon, Simone Pacheco dos Santos, 37 anos, disse ter visto o momento em que o rapaz - descrito por ela como cabeludo - estacionou a moto a cerca de 80 metros da residência, cruzou a pé a linha férrea que fica nos fundos do terreno e se juntou à dupla no quintal. A mulher relatou desconhecer a identidade do rapaz que, aparentemente, era conhecido das vítimas. Depois de observar os três conversando, a princípio, de forma amistosa, Simone retornou aos seus afazeres no interior da casa. Cerca de 20 minutos depois ela ouviu inúmeros disparos e correu para o quintal. Fora da residência ela se deparou com o filho caído no chão, ensaguentado e gritando por ajuda enquanto o atirador fugia em direção a moto. Ela ainda tentou correr atrás do assassino gritando que ele havia matado seu filho, mas não conseguiu alcançá-lo a tempo. Equipes do Siate foram acionadas, porém ao chegar no endereço encontraram Maicon já sem vida. Os tiros atingiram o adolescente nas pernas, braços e coração. O outro adolescente ainda conseguiu correr por cerca de 50 metros antes de cair ferido. Ele foi socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital Metropolitano com ao menos três tiros no peito. No local foram encontradas várias cápsulas de calibre 9mm. O crime aconteceu oito horas após a posse do novo delegado de Sarandi, Reginaldo Caetano da Silva. Ele foi informado sobre o homicídio por telefone uma vez que estava em Engenheiro Beltrão repassando o cargo ao delegado José Maurício Filho, que durante dez anos respondeu pelo comando da Delegacia de Sarandi. Segundo o superintendente da Polícia Civil, investigador Márcio Bertoni, Maicon tinha envolvimento com o tráfico de drogas e figurava como suspeito de algumas tentativas de homicídios e dois homicídios ocorridos no último ano na cidade.

Com informações:  O Diário de Maringá

Cidade proibirá mulheres de pernas abertas em motos





Uma cidade da província indonésia de Aceh, no noroeste, proibirá as mulheres de montarem em veículos de duas rodas com as pernas abertas quando o condutor for um homem, conforme os preceitos da lei islâmica, anunciou nesta quarta-feira seu prefeito. Em Lhokseumawe, a partir de agora as mulheres deverão se deslocar com as pernas juntas em um dos dois lados do veículo, a não ser que elas sejam as responsáveis por conduzir o veículo e se vistam de acordo com o código islâmico, explicou Suaidi Yahya. "As mulheres sentadas em ciclomotores não devem montar com as pernas abertas porque isto provoca o condutor. Trata-se de proteger as mulheres de uma situação indesejável", disse o prefeito. "Não é decente para uma mulher se sentar com as pernas abertas. Aqui aplicamos a lei islâmica", acrescentou. A polícia islâmica de Aceh vigia que as mulheres utilizem véu e roupas largas, que os casais não casados não tenham encontros e que ninguém beba álcool ou jogue por dinheiro. A Indonésia, um país de 240 milhões de habitantes que conta com a maior população muçulmana do mundo, garante em sua Constituição a liberdade religiosa. No entanto, a província de Aceh impõe a sharia desde que obteve o status de autonomia, em 2001.

OCORRÊNCIAS DO SETOR POLICIAL EM SARANDI





TERCEIRO COMANDO REGIONAL DE POLÍCIA MILITAR
QUARTO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
Cidade: SARANDI
Data: 31/12/2012
Nota: 920
Itens: 6
30/12/2012 07:50
LESÃO CORPORAL - VIOLÊNCIA DOM (CONSUMADO)
Local: 11, SÃO JOSE II, SARANDI
AUTOR (PRESO OU APREENDIDO): J. A. F. 28 anos
VÍTIMA: S. M. O. 26 anos
Foi atendida na UPA uma vítima de agressão doméstica, Simone, a qual relatou ter sido
vítima de seu amásio, que desferiu um golpe com ferro de passar contra sua cabeça
durante discussão por causa de ameaça contra sua irmã, que não se encontrava, tendo
a vítima fugido do local para evitar mais ferimentos. A equipe localizou e 20129deteve o
agressor encaminhando-o à DP.
30/12/2012 15:45
SEM ILICITUDE - INFRAÇÃO DE TR (CONSUMADO)
Local: DUQUE DE CAXIAS, CASA DA FAMILIA, SARANDI
ADVERTIDO: V. H. T. M. 20 anos
VEICULO INFRAÇÃO DE TRÂNSITO: MOTOCICLETA AGH1471
Durante patrulhamento, foi avistado e abordado indivíduo que conduzia a Motocicleta
Honda CG 125cc de placa AGH 1471, o qual praticava manobras arriscadas
(empinando). O mesmo foi devidamente notificado e o veículo apreendido ao pátio de
acordo com o CTB.
30/12/2012 16:05
SEM ILICITUDE - APOIO A OUTROS (CONSUMADO)
Local: DOM PEDRO I, EDMAR, SARANDI
Relatou que paciente identificado como Hamilton da Silva Almeida, fugiu do Hospital logo
após a realização de um exame, sem ter recebido a alta médica.
30/12/2012 18:10
AMEAÇA (CONSUMADO) DESOBEDIÊNCIA (CONSUMADO)
Local: DOS LIRIOS, DAS FLORES I, SARANDI
AUTOR (PRESO OU APREENDIDO): J. S. 31 anos
AUTOR (PRESO OU APREENDIDO): L. F. M. S. 19 anos
VÍTIMA/SOLICITANTE: E. R. S. 28 anos
VEICULO INFRAÇÃO DE TRÂNSITO: AUTOMOVEL VW GOL
Segundo a solicitante, seu vizinho Luiz atirava bombas em sua residencia e ameaçava,
caso chamasse a policia, mataria seu cachorro. Durante a tentativa de contato na casa
do autor o mesmo chegou conduzindo um automóvel VW Gol, que foi abordado e
solicitado então os documentos obrigatórios tendo revelado que não era habilitado, ao
que recebeu voz de prisão pelas ameaças disse que não acompanharia a equipe,
resistindo à detenção, sendo necessário o emprego de uso moderado da força para
detê-lo e ainda as algemas para mantê-lo contido durante a condução à DP para a
autuação em Termo de responsabilidade. O veículo foi notificado e removido ao pátio da
Ciretran.
30/12/2012 22:30
FURTO QUALIFICADO (CONSUMADO)
Local: CARLOS GOMES, PANORAMA, SARANDI
Relata o solicitante que ao retornar pra sua residencia encontrou uma porta arrombada e
deu falta de vários objetos. Foi orientado.
Fls 2 Nota de Imprensa nº 920 31/12/2012
30/12/2012 22:35
AMEAÇA (CONSUMADO)
Local: C, MAUA, SARANDI
Relata a solicitante que seu ex marido não devolve seu filho, do qual tem a guarda
conforme medida judicial. Está lhe ameaçando por telefone e não permite que o menino
retorne. Foi orientada.

Vereadora desapreça após assumir cargo




A vereadora de Ponta Grossa Ana Maria Branco de Holleben (PT) desapareceu ontem, no fim da tarde, após deixar a cerimônia de posse. Ela chegou a ser empossada no Cine-Teatro Ópera, no centro da cidade, e deveria ter chegado à Câmara Municipal, no bairro da Ronda, por volta das 17 horas, para a sessão que elegeria a mesa executiva da Casa. Mas não compareceu. A vereadora foi reeleita nas eleições de 2012 para o terceiro mandato. O delegado da Polícia Civil Danilo Cesto trabalha com a hipótese de sequestro. Segundo ele, o motorista de Ana Maria afirmou, em depoimento, que ela foi retirada do carro em que estava por um homem armado, que a ameaçou e a colocou em outro veículo. Ele fugiu do local levando a vereadora. O fato teria acontecido nas proximidades do Parque Auto-Estrada, de acordo com o depoimento.O filho de Ana Maria, segundo o delegado, chegou a receber uma ligação dela, breve, em que a vereadora apenas teria dito que estava “tudo bem”. O grupo Tigre de Curitiba, destacamento especializado em casos envolvendo sequestro, está ajudando nas investigações.

Pupun, vice e vereadores tomam posse em Maringá





Carlos Roberto Pupin (PP) é o novo prefeito de Maringá desde o início da noite de terça-feira (1º). Pupin foi empossado durante sessão solene realizada no Teatro Calil Haddad. Durante a cerimônia, Cláudio Ferdinandi (PMDB) também foi oficializado vice-prefeito do Município, além dos 15 vereadores da nova legislatura. Vice-prefeito de Maringá nos últimos oito anos, Pupin reafirmou durante a sessão os compromissos feitos na campanha eleitoral, com foco nas áreas da saúde, segurança, transporte e educação. “Antes disso, a primeira ação será terminar de nomear os secretários, diretores e presidentes de entidades para dar a sequência nos nossos trabalhos”, disse.“Como fiz parte da equipe passada, também tenho compromisso de terminar algumas obras inacabadas”, declarou Pupin, citando a Cidade Industrial, a criação do Terminal Intermodal e a revitalização da Avenida Brasil. O vice apontou a educação como foco principal da nova administração. “Esse é o caminho que temos que trilhar para a salvação do país”, afirmou. Durante o protocolo de transição de governo, o ex-prefeito Silvio Barros (PP) entregou literalmente as chaves do gabinete a Pupin. No discurso, Barros se emocionou e reforçou a legalidade da candidatura do novo prefeito frente ao processo que corre no Tribunal Superior Eleitoral. A posse do Executivo ocorreu após a posse dos 15 vereadores e da eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Maringá (CMM). A cerimônia, prevista para começar às 17 horas, iniciou com quase meia hora de atraso. Durante a posse, as quase 800 cadeiras do teatro estavam ocupadas e muitas pessoas acompanham a solenidade em pé. A sessão foi aberta à população.