quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vergonha: Conta atrasada gera corte nos telefones da PM e da Sesp

A falta de pagamentos de contas básicas para manutenção da segurança pública e do sistema penitenciário do Paraná prejudica os serviços da Polícia Militar (PM) e pode afetar a alimentação fornecida aos mais de 18 mil presos em presídios do estado. A PM e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) em Curitiba não podem fazer ligações telefônicas nesta quarta-feira (20). No caso da polícia, o problema já atingiria também algumas cidades do interior. A informação foi confirmada por vários policiais, que preferiram não se identificar. O corte, feito por falta de pagamento, atinge também a Sesp. Já os presos podem não receber alimentação devido a falta de pagamento de seis empresas fornecedoras. Sobre o telefone, segundo os policiais, a conta não é paga desde setembro. Na noite de terça-feira (19), a interrupção no serviço foi feita pela operadora de telefonia que presta o serviço para o estado. No prédio da Sesp, os funcionários também não conseguem telefonar, apenas receber chamadas. A secretaria confirmou o problema e disse que a solução depende da Secretaria da Administração e Previdência (Seap), com a qual já foi realizada uma reunião nesta quarta-feira para buscar uma solução para o corte. Procurada, a Seap disse que está analisando a questão. O problema agrava o atendimento de ocorrências policiais. Muitas das chamadas às viaturas da PM ainda são realizadas para telefones celulares. Os atendentes da central de emergências 190 ligam para os policiais para avisá-los das ocorrências, em razão da fragilidade do sistema analógico dos rádios comunicadores da polícia. Segundo os policiais, as consequências são ainda piores. Os atendentes não podem retornar as ligações para os cidadãos que fazem as denúncias. Em muitos casos, o denunciante liga, avisa a polícia sobre determinado crime e os atendentes deveriam retornar para dar mais orientações, receber informações complementares e explicar qual encaminhamento foi dado ao problema denunciado. Sem poder fazer ligações, a resposta fica impossibilitada.

Matricula nas creches de Sarandi será feita por ordem de chegada

A Administração Municipal de Sarandi comunica, que nesta quinta-feira 21 de novembro a partir das 7 horas da manhã a Secretaria de Educação vai cadastrar as crianças para a matricula nas creches. As vagas serão distribuídas por ordem de chegada, mesmo as pessoas que tenham feito cadastro devem comparecer nas creches para terem suas vagas efetivadas. São 650 novas vagas mais as vagas remanescentes do processo de rematricula. 

Com informações:  Assessoria de Comunicação de Sarandi

Maringá: homem mata a mulher e comete suicídio


foto de câmara rec
Bruna Ferreira de Lima, 27 anos, foi encontrada morta a golpes de martelo na rua Carnaúbas, no Parque das Bandeiras, por volta das 11h30 desta quarta-feira, quando um familiar foi lhe avisar sobre a morte de seu companheiro, Rafael dos Anjos Lima, 25 anos, que havia falecido em um acidente na rodovia PR 317, na saída da cidade para Astorga por volta das 8h. Rafael estava com seu veiculo Fiat Palio quando propositadamente jogou o veiculo contra uma carreta bi-trem que trafegava em sentido contrario, o impacto foi tão forte que o veiculo maior tombou fora da pista. Nossa reportagem teve acesso com exclusividade a uma carta deixada sobre o corpo de Bruna, Rafael escreveu que estava comentendo o crime por desconfiança amorosa de sua mulher, que estava gravida de sete meses. O rosto e cabeça de Bruna Ferreira ficaram desfigurados pelos golpes. 

foto Agnaldo Vieira - Andre Almenara



Fonte: Maringá Manhete












Borba considera injusta pena que terá de cumprir



O ex-prefeito de Jandaia do Sul José Borba considerou injusta a pena que terá de cumprir o quanto antes, por conta de sua condenação no processo do mensalão, conforme definiu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na noite de terça-feira (19). A informação é do advogado do condenado, Inocencio Mártires Coelho.Borba foi condenado em novembro de 2012 pelo crime de corrupção passiva no mensalão. A princípio, o político teria de cumprir dois anos e seis meses de prisão em regime fechado, mas a pena foi revista e ele terá de pagar 300 salários mínimos (R$ 203,4 mil) a uma entidade assistencial. Segundo o advogado, Borba já esperava o valor a ser pago, mas isso não evitou a decepção. “Achamos excessivo, mas pelo menos não foi em regime fechado. O valor a ser pago não corresponde ao grau de culpabilidade. O Supremo não conseguiu provar que ele teria tomado posse desses valores. Ficamos insatisfeitos, mas com o STF não se discute.”

Minha opinião: Deveria é ter ido para cadeia e ver o sol nascer quadrado, é muita  cara de pau  reclamar da pena que foi imputada.

Nuvem gigante de poeira e ventos fortes assustam moradores de Londrina e Maringá



Uma linha de instabilidade que se formou entre o noroeste e centro do Paraná atingiu o município de Londrina na tarde de terça-feira (19). Como o sistema avançou sobre densas áreas agrícolas, onde o solo apresenta vastas regiões com terra arada, uma gigantesca nuvem de poeira encobriu parte do município, principalmente sentido Maringá. Dados de METAR do aeroporto local indicaram rajada máxima de vento de 59,3 km/h às 16h15min (Brasília-verão), o que limitou a visibilidade horizontal na pista para mil metros, apenas. Já a estação meteorológica automática mantida pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) acusou rajada máxima de vento de 64 km/h. Em Maringá, dados de METAR do aeroporto local indicaram rajada máxima de vento de 68 km/h e “redemoinho de poeira”, na codificação meteorológica e aeronáutica. 

Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia

Feto é encontrado em estação de tratamento de esgoto



Funcionários terceirizados que fazem a limpeza na rede de esgoto da Sanepar em Cianorte encontraram na manhã de terça feira, 19, um feto humano, que possivelmente foi jogado em um vaso sanitário e levado para o esgoto pela descarga. O fato aconteceu por volta das 11h00 na estação de tratamento da Sanepar, denominada “Estação São Tomé”, que fica aos fundos do condomínio fechado do Marteli. Segundo informações dos funcionários, que estavam trabalhando na retirada de resíduos sólidos, encontraram o feto de aproximadamente 20 cm. O feto foi encaminhado ao IML de Campo Mourão para exames e levantar, de quantos meses era a gestação. Acredita-se que o feto seja fruto de aborto voluntário. Esta é a segunda vez que um feto é encontrado em rede de esgoto da Sanepar em Cianorte. Na manhã da segunda feira, dia 04 de março de 2013, um feto foi encontrado, na rede de tratamento de esgoto em estrada rural aos fundos do cemitério municipal em Cianorte. O Funcionário da empresa, realizava a limpeza, e levou um susto quando viu o feto, que possivelmente tinha de 4 a cinco meses.

Fonte Goio News

TRANSEG fiscaliza mototaxistas de Sarandi

A Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública de Sarandi (TRANSEG), realizou uma operação para fiscalizar as empresas de mototáxi, a pedido do Ministério Público. Duas empresas foram fechadas por não estarem com a documentação exigida, 6 motos foram apreendidas e foram feitas 32 autuações. Segundo o Secretario Aparecido Antonio, existe muitos mototaxistas de Sarandi fazendo o transporte de passageiros para outras cidades sem estarem legalizados, apenas uma empresa tinha toda a documentação exigida para fazer este tipo de trabalho. Conforme o Secretario a Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização. Para a legalização da profissão no município é necessário ter idade superior a 21 anos, ter o curso de pilotagem, ter apólice de seguro para terceiros no valor de R$ 15 mil reais, o motociclista tem que ter a habilitação a mais de 2 anos e os veículos tem que ser inspecionados de seis em seis meses. a moto tem que ter no máximo 10 anos de uso e ter de 125 a 300 cilindradas, estar com os equipamentos de segurança, antena, mata cachorro. A empresa tem ter o alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura de Sarandi. 

Com informações: Assessoria de Comunicação de Sarandi