Moradores de Sarandi vão ser vacinados contra a Dengue

Sarandi esta entre os 28 municípios que vão receber a vacina da dengue, a campanha começa, no dia 16 de agosto,  considerado Dia D da campanha, quando os postos de saúde das cidades contempladas ficarão abertos durante o dia. A vacinação segue por três semanas, até 31 de agosto, nas unidades básicas de Saúde dos municípios escolhidos. A meta do governo é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.
Segundo o Secretario de Saúde de Sarandi, Cezar Anselmo Andreazzi, os profissionais da saúde vão participar de uma reunião no dia 6 de agosto para receber as informações sobre o publico alvo e quais postos vão participar da campanha.
A vacina tem três doses, que devem ser tomadas a cada seis meses. O público-alvo de 28 municípios incluirá pessoas entre 15 e 27 anos, faixa etária de 30% dos casos de dengue no Paraná. Em Paranaguá, no litoral, e em Assaí, na região norte, a faixa etária do público-alvo será dos 9 aos 44 anos, porque ambas as cidades têm incidência considerada muito elevada.
O primeiro país a imunizar crianças contra a dengue foram às Filipinas. A vacina que está sendo adquirida pelo Governo do Estado é pioneira no mundo e foi aprovada pela Anvisa em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade. Ela protege contra os quatro sorotipos de dengue que circulam no Brasil.
No dia 6 de agosto os profissionais envolvidos com a imunização dos 30 municípios contemplados serão capacitados sobre a vacina e sobre estratégia da campanha.
Os números da dengue hoje no município, foram notificados: 3.469 casos, positivos: 2.076, negativos: 555 casos, nenhum óbito.

Informações, Assessoria de Comunicação de Sarandi

Comentários

As mais visitadas

CCJ aprova PEC que exige nível superior para cargos públicos de confiança

Motoristas de carros com câmbio automático podem ganhar CNH específica

Membros do 1º Conselho Municipal da Cultura tomam posse