quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Estádio Municipal de Sarandi deve estar concluído até Dezembro

O Prefeito de Sarandi Carlos de Paula vai entregar até o final da sua administração o Estádio Municipal Leonardo Signorini, que esta sendo construído na zona norte da cidade. A obra esta sendo feita em uma área de 20 mil metros quadrados um investimento de R$ 2 milhões. A construção das arquibancadas que terão capacidade para 5 mil torcedores estão na fase final. 





Informações, Assessoria de Comunicação de Sarandi

Apreensão de drogas e celulares na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste

Agentes Penitenciários da PECO (Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste)e policiais militares que trabalham na unidade, vem realizando várias apreensões de objetos ilícitos e drogas e na manhã de hoje (13) não foi diferente. Por volta das 05h da manhã, agentes penitenciários e policiais militares durante ronda na muralha da penitenciária encontraram e apreenderam 06 celulares, 03 baterias, 03 chips de celulares, 01 broca, 01 chave turquesa para cortar a tela, 06 carregadores e 05 pacotes de fumo. As equipes realizaram buscas nos arredores da penitenciária, mas ninguém foi preso.



Informações, Umuaramanews

4º Batalhão da Polícia Militar terá novo comandante em Maringá


O 4º Batalhão da Polícia Militar, que tem sede em Maringá e é responsável por 24 municípios do noroeste do estado, terá um novo comandante a partir do dia 21 de outubro. O tenente-coronel Enio Soares dos Santos assume e substitui o tenente-coronel Antonio Roberto dos Anjos Padilha. Padilha está desde 2012 em Maringá. Em 2013, houve o anúncio de sua troca, porém, a sociedade civil organizada se mobilizou e conseguiu do governo do Estado a manutenção do tenente-coronel no 4º Batalhão. Agora, ele deve assumir um cargo no 3º Comando Regional, que também tem sede em Maringá, enquanto Enio Soares dos Santos vem do 25º Batalhão de Umuarama. 



Com informções, Massa News

Horário de verão começa à zero deste domingo 16


horário de verão começa à zero hora do próximo domingo (16) em 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Nesses locais os relógios devem ser adiantados em uma hora, deixando o domingo com 23 horas de duração. A operação inversa, que vai marcar o final do Horário de Verão, acontecerá em 19 de fevereiro.
Com base em edições anteriores, a estimativa da Copel é que o Horário de Verão contribua para reduzir em 4,5% os níveis máximos de demanda por energia elétrica entre as 18h e as 21h. Isso corresponde a evitar, ao longo de quatro meses, a demanda por 200 megawattts de potência no sistema elétrico estadual neste horário, o que equivale à demanda máxima de uma cidade como Maringá.
REDUÇÃO DA DEMANDA - A principal finalidade do Horário de Verão é proporcionar uma alívio à operação de instalações como usinas geradoras, subestações e linhas de transmissão no fim da tarde, quando o expediente comercial e na indústria coincidem com a ativação da iluminação pública.
Aproveitando os dias são mais longos do verão, o adiantamento do relógio permite antecipar as rotinas das pessoas e das empresas, descolando os horários de maior consumo de energia do horário de acionamento automático das lâmpadas nas ruas.
A diluição do pico de consumo no fim da tarde previne sobrecargas no sistema elétrico, o que evita o acionamento emergencial de usinas térmicas e também resguarda os estoques de água nos reservatórios das hidrelétricas. Tudo isso reverte em economia para os consumidores, já que o custo de geração adicional é sempre repassado às tarifas por meio das bandeiras tarifárias.
AR-CONDICIONADO - Nos últimos anos, a popularização dos equipamentos de refrigeração tem deslocado o pico de consumo de energia para o intervalo entre as 14 e as 17 horas, período sobre o qual o Horário de Verão não tem efeito. Este fato reforça a importância de utilizar de modo racional o ar-condicionado no início da tarde.
HISTÓRICO - Esta será a 42a vez que o Horário de Verão será adotado no País. A história da medida no Brasil começou na década de 30, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano - vigorou de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Nos 35 anos seguintes, a medida foi instituída em nove oportunidades: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967. O recurso ressurgiu apenas em 1985 por decreto do presidente José Sarney, e foi adotado de forma ininterrupta desde então.
O decreto 6558, de 2008, determinou que o Horário de Verão será aplicado nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo o Distrito Federal, com início sempre no terceiro domingo de outubro e encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Número de escolas ocupadas no Paraná sobe para 250


Às 10h50 eram 250 escolas em todo o Paraná com ocupações, segundo a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes). Sobre o chamado do governador para que os estudantes venham debater as possíveis mudanças no ensino médio, a direção da Upes respondeu que deve realizar assembleias pelo Paraná para definir um grupo que deve fazer parte destes debates, mas que por enquanto não vão desocupar nenhuma escola. Contudo, o governo está entrando com pedidos de reintegração de posse para desocupar as escolas e, assim, dar sequência ao calendário escolar sem prejuízo do ano letivo.

Acontece hoje a série de discussões entre os Núcleos Regionais de Educação do Paraná sobre s mudanças no ensino médio proposto pelo Ministério da Educação (MEC). As discussões são abertas a toda a comunidade escolar — pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação.
É o início da tentativa de entendimento e da construção de uma proposta para a melhoria do ensino médio e também para tentar resolver a aflição criada após a edição da medida provisória 746, do governo federal.
Na quinta-feira, o governador Beto Richa voltou a dizer que nenhuma mudança vai acontecer no Paraná sem o amplo debate, e que não há intenção de extinguir disciplinas do currículo das escolas públicas do Paraná. O govenrador também pediu que os estudantes participem das discussões.
A Secretaria da Educação também disponibilizou um questionário on-line para consultar a população sobre a reforma. A ferramenta pode ser acessada pelo link: http://www. questionario.seed.pr.gov.br/index.php/156283?lang=pt-BR.


Com informações, Bem Paraná

Jovem leva dois tiros no Jd.Triangulo em Sarandi


Saído da cadeia há cerca de um mês, um jovem sofreu uma tentativa de homicídio na noite de quarta-feira (12), no Jardim Triângulo, em Sarandi (a sete quilômetros de Maringá). O crime aconteceu na Rua Projetada, por volta das 21h15.

Jhonatan Ferreira da Silva, 23 anos, recebeu dois tiros e foi levado por populares inicialmente até a Unidade de Pronto Atendimento de Sarandi, com ferimentos no pé e também nas costas.

Devido à gravidade das lesões, ele precisou ser transferido para o Hospital Metropolitano, porém, não corre risco de morte. A motivação e autoria da tentativa de homicídio serão investigadas.

Existe a possibilidade de uma rixa do tráfico de drogas, já que Silva tem diversas passagens pelo crime.