Sarandi é o município que apresentou maior crescimento populacional no Paraná

O Brasil tem, aproximadamente, 208 milhões de habitantes. É o que aponta a nova estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No Paraná houve crescimento de 3% em relação ao levantamento realizado no ano passado e a população saltou de 11,2 milhões para 11,3 milhões. 

Ao todo, 39% dos municípios do Paraná sofreram redução do número de habitantes em comparação a 2016. O índice corresponde a 155 municípios dos 399 do Estado. As cinco cidades que mais perderam habitantes entre 2016 e 2017 foram Altamira do Paraná (Oeste), Nova Cantu (Oeste), Nova Tebas (Centro), Marquinho (Centro-Sul) e Janiópolis (Centro). 


SARANDI 
O município de Sarandi foi o que apresentou maior crescimento populacional no Paraná. Conforme as estimativas do IBGE, o número de habitantes saltou de 91.344 para 94.181. No entanto, os 2.837 moradores a mais foram contabilizados após a regularização da divisa entre Sarandi e Maringá. Com o crescimento das duas cidades, houve a necessidade de restabelecer o limite entre os municípios. De acordo com Jair Carneiro, chefe de gabinete da Prefeitura de Sarandi, a expectativa com a alteração é que a cidade passe a receber a partir do ano que vem, aproximadamente, R$ 300 mil a mais por mês do Fundo de Participação dos Municípios. "Essa população já era atendida em Sarandi. O que vai mudar agora, administrativamente, é que o repasse vai aumentar. Nosso grande problema era que nós já atendíamos essa população, mas não tínhamos direito ao recurso", explicou.

Comentários

As mais visitadas

Sarandi concorre ao Prêmio Gestor Público Paraná

Ordem de serviço autoriza construção de uma nova Unidade Escolar Estadual em Sarandi

Mulher é assassinada e tem galho introduzido nas partes íntimas