quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Sarandi é o município que apresentou maior crescimento populacional no Paraná

O Brasil tem, aproximadamente, 208 milhões de habitantes. É o que aponta a nova estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No Paraná houve crescimento de 3% em relação ao levantamento realizado no ano passado e a população saltou de 11,2 milhões para 11,3 milhões. 

Ao todo, 39% dos municípios do Paraná sofreram redução do número de habitantes em comparação a 2016. O índice corresponde a 155 municípios dos 399 do Estado. As cinco cidades que mais perderam habitantes entre 2016 e 2017 foram Altamira do Paraná (Oeste), Nova Cantu (Oeste), Nova Tebas (Centro), Marquinho (Centro-Sul) e Janiópolis (Centro). 


SARANDI 
O município de Sarandi foi o que apresentou maior crescimento populacional no Paraná. Conforme as estimativas do IBGE, o número de habitantes saltou de 91.344 para 94.181. No entanto, os 2.837 moradores a mais foram contabilizados após a regularização da divisa entre Sarandi e Maringá. Com o crescimento das duas cidades, houve a necessidade de restabelecer o limite entre os municípios. De acordo com Jair Carneiro, chefe de gabinete da Prefeitura de Sarandi, a expectativa com a alteração é que a cidade passe a receber a partir do ano que vem, aproximadamente, R$ 300 mil a mais por mês do Fundo de Participação dos Municípios. "Essa população já era atendida em Sarandi. O que vai mudar agora, administrativamente, é que o repasse vai aumentar. Nosso grande problema era que nós já atendíamos essa população, mas não tínhamos direito ao recurso", explicou.

Nenhum comentário: