Vacinação contra a dengue é realizada em Escolas de Sarandi


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 15ª Regional de Saúde de Maringá iniciaram hoje (20), a vacinação contra a dengue no Colégio Estadual Cora Coralina, no Jardim Esperança. O objetivo é visitar todas as escolas municipais e estaduais, para garantir a imunização dos jovens entre 15 e 27 anos. As doses serão disponibilizadas nos períodos da manhã e noite, para o público dentro da faixa etária indicada pela campanha. Nesta etapa serão liberadas a 2ª e 3ª dose para quem já iniciou o esquema. “Essa campanha não tem mais ação de 1ª dose somente para quem já tomou a 1 e 2 dose para idade de 15 e 27 anos e vai até dia 27 de outubro”, esclareceu a Secretária de Saúde, Sandra Jacovós. De acordo com a Chefe de Ações Estratégicas e Rede da 15ª, Bruna Tostes, a vacina é importante devido ao histórico de epidemias recorrentes na região, principalmente nesta época do ano. “A vacina é uma estratégia importante para diminuir a transmissão circulação do vírus, além das medidas de controle do mosquito que é o vetor”, afirma.

 Contraindicação

 A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas em tratamento de câncer e portadores do vírus HIV. Quem estiver com febre, gripe ou pneumonia também não deve tomar a dose. A Coordenadora da Imunização, Telma Santos, explica que é preciso tomar as 3 doses para ficar imune. “Essa vacina protege contra os 4 sorotipos da dengue e assim é muito importante finalizar o esquema, tem pessoas que vão finalizar a 3 dose, pessoas que vão tomar a 2 dose.”, orienta. 

Pontos de Vacinação 

A imunização poderá ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente das 7h30 ás 13h até o dia 27 de outubro. Lembrando que é preciso apresentar documento com foto e a carteirinha de vacinação.

Comentários

As mais visitadas

CCJ aprova PEC que exige nível superior para cargos públicos de confiança

Motoristas de carros com câmbio automático podem ganhar CNH específica

Membros do 1º Conselho Municipal da Cultura tomam posse