PROCOM de Sarandi fiscaliza agências bancárias


A equipe do Procon Sarandi começou uma ação de fiscalização esta semana. As equipes estão visitando as agências bancárias da cidade, verificando se todas estão cumprindo a lei estadual 13.400/2001, que regulamenta o tempo de espera nas filas dois caixas. A lei determina até 20 minutos para dias normais e 30 minutos em véspera ou após feriados.
Outro ponto importante é que esta lei obriga as instituições bancárias a colocar funcionários suficientes no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável. Além disso, as agências deverão afixar cartazes informando a escala de trabalho dos atendentes, para que todo consumidor esteja ciente do funcionamento.
Segundo o Coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, o usuário deve procurar seus direitos sempre que a lei for desrespeitada. “O Trabalho de fiscalização é essencial, porém é de suma importância que o consumidor nos ajude denunciando eventuais irregularidades”, afirma.
Alguns usuários relataram que teriam tentado pagar boletos com valores inferiores a R$ 700,00 (setecentos reais) nas agências bancárias e não foram atendidos. O fiscal Paulo Garcia esclarece que não existe justificativa para essa prática. “Pagar boletos em agências lotéricas é sempre opcional, a agência bancária de maneira alguma pode se recusar a receber o pagamento de um boleto no guichê do caixa em razão do seu valor”, explica.
O Procon Sarandi orienta todos os consumidores, que se depararem com qualquer desrespeito às normas de direito do consumidor, formalize uma denúncia ou reclamação. Lembrando que o consumidor deve estar munido de toda documentação pertinente (documentos pessoais, nota fiscal de compra, ordens de serviço, contrato, faturas etc.) para uma análise mais criteriosa dando o encaminhamento correto, bem como sanar qualquer dúvida, seja consumidor ou fornecedor.
O Procon de Sarandi está localizado na Rua Castro Alves, nº 952, Jardim Independência, atendendo o público no período da manhã das 08h00 às 11h00, bem como na parte da tarde das 13h00 às 17h00. O contato também pode ser feito através dos telefones 3126-9510 / 3126-9508 / 3042-3115.

Comentários

As mais visitadas

CCJ aprova PEC que exige nível superior para cargos públicos de confiança

Motoristas de carros com câmbio automático podem ganhar CNH específica

Membros do 1º Conselho Municipal da Cultura tomam posse