Sarandi realiza com sucesso o 37º Festival de Folia de Reis


A Prefeitura de Sarandi, através da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEJUV) realizou no último domingo (28), o 37º Festival Regional de Folia de Reis, na Casa da Cultura. O evento reuniu diversas companhias de foliões da região, que encantaram o público com as apresentações. Para o Secretário da SEJUV é preciso manter viva a tradição. “É uma manifestação cultural religiosa, além de estar inclusa na categoria folclórica. 

Precisamos apoiar e incentivar para que não acabe”, explicou Cláudio de Souza. Sarandi é considerada a Capital Turística e Folclórica da Festa de Santo Reis, título recebido após aprovação da Lei 13.296/01 do ex Deputado Estadual, Ricardo Maia, que prestigiou o festival. “A principal motivação do projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa é permitir que o município tenha apoio do Governo do Estado para dar continuidade a essa festa cultural tão importante”, ressaltou Ricardo Maia. A celebração é inspirada na visita dos três reis magos ao menino Jesus em seu nascimento, onde ofereceram homenagens e presentes. Os grupos são formados pelo embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. 

Eles usam fantasias coloridas e tocam hinos de louvor. O embaixador da cidade de Borrazópolis disse que esse encontro fortalece as companhias. “Poder encontrar os nossos amigos é uma satisfação muito grande e nos incentiva a continuar”, afirmou Sidney dos Reis. De acordo com o Prefeito Walter Volpato, o festival já faz parte do calendário de eventos do município e a expectativa é aprimorar a festa a cada edição. “Nós vamos continuar organizando essa festa e deixar mais atrativa para que essa tradição seja mantida por muitas gerações”, declarou o Prefeito.

Comentários

As mais visitadas

Mulher é assassinada e tem galho introduzido nas partes íntimas

Polícia Rodoviaria de Iporã apreende caminhonete carregada com 11 Fuzis, condutor e carona são de Sarandi

Clínica da Mulher de Sarandi é interditada