sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bispos brasileiros estão assustados com número de católicos 


Bispos brasileiros estão assustados com a queda do número de católicos, cuja percentagem caiu de 83,34% para 67,84% nos últimos 20 anos. E Segundo o padre jesuíta Thierry Lienard de Guertechin, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, esses números serão ainda mais assustadores com a futura divulgação do Censo. Padre Thierry apresentou aos bispos, durante reunião, um quadro das religiões baseado em levantamento da Fundação Getúlio Vargas e das Pesquisas de Orçamentos Familiares do IBGE, resultado de entrevistas com 200 mil famílias realizadas antes do censo. 

De acordo com os dados, os evangélicos representam 21,93% da população, enquanto 6,72% declaram não terem religião e 4,62% dizem praticar religiões alternativas. Em sua avaliação, essas porcentagens teriam de ser analisadas com mais rigor, porque refletem um quadro confuso na denominação das crenças. O termo católico inclui o nome de sete igrejas, enquanto os evangélicos são identificados com mais de 40 denominações. 

O grupo mais numeroso depois dos católicos é o da Assembleia de Deus, com 5,77%. O cumprimento das práticas religiosas também preocupa os bispos. Os católicos que vão à missa, recebem os sacramentos e participam da comunidade representam apenas 5%, ou cerca de 7 milhões num universo estimado em pouco mais de 130 milhões de fiéis.

Fonte: Agência Bem Paraná

Nenhum comentário:

DESTAQUE

Ordem de serviço autoriza construção de uma nova Unidade Escolar Estadual em Sarandi

Na tarde da última quinta-feira (04), o Prefeito Walter Volpato (PSDB) recebeu em seu gabinete, o Diretor Presidente do FUNDEPAR – Inst...