terça-feira, 24 de outubro de 2017

Paraná vai oferecer cirurgias para pessoas trans


O Governo do Estado vai viabilizar cirurgias relacionadas ao processo transexualizador no Paraná. Atualmente, apenas cinco estados brasileiros contam com centros hospitalares credenciados para cirurgias de redesignação sexual (mudança de sexo). A intenção é habilitar o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná junto ao Ministério da Saúde. Enquanto o credenciamento não ocorre os procedimentos serão pagos com recursos do tesouro estadual.Os anúncios foram feitos em reunião na Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (23). “Nós abrimos nossas portas com o objetivo de melhorar as questões relacionadas à transexualidade, pois tudo que tem algum impacto na vida dos cidadãos paranaenses nós temos que resolver. 


Vamos aproveitar a disponibilidade de HC e não permitir que o conservadorismo atrapalhe o que diz respeito à saúde pública”, salienta o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. O Estado, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, também vai agilizar o processo de habilitação do serviço de redesignação sexual, além de procedimentos como a mastectomia (retirada de mamas), plástica mamária (incluindo a colocação de próteses) e a histerectomia (retirada do útero). O pagamento administrativo será repassado pelo Estado à prefeitura, que fará o repasse ao Hospital. “O HC existe para atender às necessidades da população, além de também ter um importante papel formador. As cirurgias do processo transexualizador são uma lacuna que ainda temos no Paraná, mas com esta parceria vamos avançar na habilitação dos serviços e preencher esse espaço”, garante a superintendente do Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani.

Três pessoas morrem em acidente entre caminhão e ambulância na BR-277


Uma colisão entre um caminhão e uma ambulância deixou três pessoas mortes na madrugada desta terça (24) no km 309 da BR-277, em Guarapuava. Outras duas pessoas ficaram feridas. Todas as vítimas fatais,duas mulheres e um homem estavam na ambulância, que seguia de Curitiba para Palotina. O caminhão seguia de Ponta Grossa a Guarapuava.

EPI é distribuído aos servidores de Sarandi


Para que os servidores atuem cada vez mais dentro das normas de segurança no trabalho, a Prefeitura de Sarandi fez a entrega dos equipamentos de segurança para os funcionários do Departamento de Obras e Elétrica, na tarde da última segunda-feira (23). Os kits de EPI (Equipamento de Proteção Individual) são compostos por avental, luvas, botinas, capas de chuva, óculos, protetor solar entre outros materiais. É importante destacar que o governo municipal segue as Normas Regulamentadoras (NR) do Trabalho. Para o Secretario de Urbanismo, Walter Volpato Junior, esse é um investimento que vai trazer melhores condições de trabalho para os servidores. “Investir em segurança é investir em saúde também porque nos preocupamos com o bem-estar dos trabalhadores”, ressaltou.

Adolescente é apreendida com arma e munição em escola


Uma adolescente de 16 anos foi apreendida com uma arma e munição em uma escola estadual de Cambé, no norte do Paraná, na tarde de segunda-feira (23). Segundo a Polícia Civil, a Polícia Militar foi chamada pela direção da escola depois que a arma, um revólver calibre 32 descarregado, e uma caixa com 20 projéteis foram encontrados com a aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Professora Helena Kolody. A adolescente foi apresentada na delegacia por volta das 17h. Ela disse à polícia que pegou a arma na casa de uma senhora, onde trabalha como cuidadora, para mostrar às amigas. 

A menor disse também que pretendia devolver o revólver. Ainda de acordo com a Polícia Civil, a mãe da menina assinou um termo de responsabilidade para que a estudante se apresente em uma audiência no Fórum de Cambé. A adolescente foi liberada em seguida e deve responder por crime equiparado ao porte ilegal de arma de fogo, por ser menor de idade. O diretor da escola, Paulo Henrique Dante, disse que chegaram até a adolescente por meio de uma denúncia anônima. Segundo ele, a arma foi encontrada na cintura da estudante e a munição na mochila. Para o diretor, o fato foi uma surpresa, já que se trata de uma boa aluna e não tem histórico de agressão. Dante ressaltou que é um caso isolado e que nunca aconteceu nada parecido na escola. 

 Informações: G1  Noroeste.

Alunos de Sarandi vencem concurso cultural e recebem prêmio


Dois alunos da escola municipal Machado de Assis em Sarandi venceram o Concurso Cultural Televisando, promovido pela RPC (Rede Paranaense de Televisão). Todos os anos, o projeto elege um tema diferente, que é o ponto de partida para as reflexões debatidas em sala de aula, utilizando recursos pedagógicos para os trabalhos. Tema A proposta desta edição foi “Viver bem, que mal tem”, para incentivar professores e alunos quanto às mudanças de hábitos e conscientizar para uma vida saudável e motivada. O concurso elege os melhores trabalhos por cidade. Números Este ano, 1937 professores participaram do concurso cultural com seus alunos, o que resultou em mais de 25 mil trabalhos produzidos. 

Premiação 

A premiação em Sarandi foi realizada na tarde desta segunda-feira (23) no pátio da escola. Na categoria Ilustração, a vencedora foi a aluna, Maria Julia Rossato Rodrigues do 1º ano. Já na categoria histórias em quadrinhos, pela segunda vez consecutiva, o ganhador foi Lyncoln Matos Picente do 4º ano. Os estudantes receberam troféu, certificado, camiseta e um aparelho tablet. O reconhecimento também foi para a diretora, professora e a Secretária de Educação. “Estamos muito contentes com a conquista desses alunos, que representam a nossa cidade e nos dão muito orgulho”, disse a Secretária Maria Queiroz.

DESTAQUE

Ordem de serviço autoriza construção de uma nova Unidade Escolar Estadual em Sarandi

Na tarde da última quinta-feira (04), o Prefeito Walter Volpato (PSDB) recebeu em seu gabinete, o Diretor Presidente do FUNDEPAR – Inst...